Governo do Amapá entrega 94 novos leitos no Hospital da Criança e do Adolescente. De forma emergencial, os leitos foram entregues para retirar crianças do corredor do Pronto Atendimento Infantil.

Diante do surto de síndrome gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), na noite desta quinta-feira, 18, o governador Clécio Luís, e a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli, estiveram no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) para entregar 94 novos leitos, entre clínicos e de terapia intensiva (UTI). Com isso, cerca de 50 crianças que estavam internadas no corredor do Pronto Atendimento Infantil (PAI) foram transferidas.

“Estamos desde o dia 2 de janeiro trabalhando no bloco C do HCA para entregá-lo. Esta obra demoraria mais tempo, mas diante do surto de síndromes respiratórias que estamos vivendo, nós aceleramos os serviços. São 94 leitos novos e queríamos estar entregando com festa, especialmente pelas famílias que utilizam o hospital, mas devido a atual situação, medidas como estas se tornam necessárias para atender da melhor maneira nossas crianças”, declarou o governador Clécio Luís.

Ainda na noite de quinta, várias crianças já foram transferidas para os leitos novos. O Estado adquiriu camas, berços, colchões, incubadoras aquecidas, escadinhas, cabeceiras, centrais de ar e demais mobiliários.

O bloco conta com posto de enfermagem, farmácia satélite, sala de procedimentos, isolamento e brinquedoteca. A novidade são enfermarias indígenas, adaptadas com armadores, que receberão redes para que os pacientes possam ficar melhor adaptados.

“Estamos acompanhando a situação do PAI e vendo as dificuldades que os pais, mães e crianças que estão enfrentando no corredor, mas os responsáveis dos pacientes estão entendendo a necessidade da obra, para que fosse logo entregues os leitos e realizadas as transferências com o máximo de urgência”, disse a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

Na quarta-feira, 17, o Governo já havia liberado, de forma emergencial, mais 16 novos leitos de UTI dentro dos 94 leitos que estavam sendo preparados. O hospital já mantinha 20 leitos de UTI, com a ampliação, o número passa para 36. 

“Hoje estamos entregando estes 94 leitos, mas estamos prestando contas do que estamos fazendo e também destacamos a equipe multiprofissional de saúde que se dedica dia e noite dentro do hospital para atender, da melhor maneira possível, nossas crianças neste surto terrível que estamos passando. Com a ajuda dos profissionais, da sociedade, dos resultados da vacinação, vamos superar este momento difícil”, destacou o governador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =