Governo do Amapá inicia construção de blocos e cobertura da laje na 2ª etapa do Hospital Regional de Porto Grande

Obras avançam em ritmo acelerado para a implantação das novas estruturas. Unidade hospitalar terá três pavimentos para atender demanda de cinco municípios.

As obras da segunda etapa do novo Hospital Regional de Porto Grande, realizadas pelo Governo do Amapá, avançam em ritmo acelerado com a construção dos blocos e cobertura da laje do primeiro pavimento. A iniciativa reflete o trabalho do Plano de Governo da gestão que prioriza a saúde de forma imediata, absoluta e inegociável. 

A unidade hospitalar atende a demanda de cinco municípios do estado e, com a ampliação, terá mais 153 leitos distribuídos em três pavimentos. As frentes de trabalho da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) já concluíram a concretagem da laje superior do primeiro bloco, atuam na implantação dos pilares dos demais espaços e na construção da Estação de Tratamento de Esgoto.

“Nós seguimos o nosso planejamento com muita organização. Estamos realizando todos os procedimentos, como a vistoria no canteiro de obras, um procedimento preventivo que avalia se as obras estão sendo executadas conforme o projeto, identificando todos os pontos necessários para o avanço dessa importante frente de infraestrutura da saúde pública do Amapá”, explica o secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre.

A Estação de Tratamento de Esgoto, infraestrutura essencial para o funcionamento adequado da unidade, será responsável por garantir o correto tratamento dos resíduos gerados, preservando o meio ambiente e assegurando a saúde pública.

As escavações em novos pontos da obra estão sendo realizadas segundo as especificações do projeto arquitetônico e estrutural da obra, com as dimensões e profundidades corretas para garantir a estabilidade e a segurança da construção. As ferragens e armaduras que irão reforçar e dar suporte às fundações estão sendo fabricadas para serem instaladas e receberem a estrutura subsequente da obra. 

Mais de 50 pessoas, entre homens e mulheres, trabalham diariamente no canteiro de obras da 2ª etapa, realizadas com recursos do Tesouro Estadual e financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) com articulação do senador Davi Alcolumbre. 

A nova unidade oferta atendimentos de internação, urgência, pediátrico, maternidade, exames de imagem e cirurgias de pequeno e médio porte. Com a ampliação concluída, o local terá salas cirúrgicas, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e estruturas para atendimento ambulatorial, além de um heliponto, para agilizar o transporte de pacientes.

Hospital Regional de Porto Grande

A unidade hospitalar entregue pelo governador Clécio Luís, em agosto, atende a demanda da região perimetral do estado, que abrange Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Ferreira Gomes e Tartarugalzinho. O hospital é o primeiro da Região Norte a contar com o moderno carro de anestesia A9, que trabalha com inteligência artificial. Em todo o país, só existem 39 unidades.

Inicialmente com 34 leitos, sendo 18 divididos nas alas de internação masculina, feminina e de pediatria, o hospital será referência em atendimento hospitalar nas especialidades médicas de ortopedia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e cirurgia geral, com gestão pela Fundação de Saúde do Governo do Amapá (Fundesa).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × quatro =