Nesta semana, a Polícia Civil do Estado do Amapá, por meio da Delegacia de Polícia de pedra Branca do Amapari, com o apoio da equipe da Operação Paz, realizou uma operação em uma região de garimpo, com a finalidade de investigar a lavra de recursos minerais sem autorização; a posse ou porte ilegal de arma, acessório ou munição de uso restrito; a posse irregular de arma de fogo, acessório ou munição de uso permitido; extração de madeira em desacordo com as determinações legais.
De acordo com o delegado Flávio Batista, a operação é oriunda de diversas denúncias anônimas sobre a existência de armas de fogo no local, utilizadas para ameaçar os moradores, bem como sobre a extração de minérios e madeira de forma ilegal.
Durante a ação, no local denunciado foi constatada a veracidade das denúncias.
“No local, havia estrutura e objetos que confirmaram as denúncias. Após buscas no barracão de garimpo, foram encontradas cinco espingardas, munições, motosserras e outros objetos relacionados à extração de minério. Cinco pessoas foram presas em flagrante. Um indivíduo, foragido da justiça, que estava com mandado de prisão em aberto pela prática do crime de roubo, também foi preso”, explicou o delegado.