
Projeto de saúde bucal, que integra a programação em comemoração ao mês da mulher nos conjuntos habitacionais da capital, iniciou a primeira edição do ano.
Na manhã deste sábado, 15, os moradores do Residencial Miracema, localizado na Zona Norte de Macapá, receberam a primeira edição de 2025 do projeto “Mais Sorriso na Comunidade” do Governo do Amapá, que promove ações de saúde bucal, integradas à comemoração ao Mês da Mulher no estado. A programação, que aconteceu na Escola Estadual Carlos Alberto Viana Marques, reuniu mulheres do conjunto habitacional e de bairros próximos.
“Chegamos no Residencial Miracema com a programação do ‘Mais Sorriso’, com atendimento voltado ao mês da mulher, uma iniciativa organizada pelo Governo do Estado, Secretaria de Saúde e Habitação, e vamos continuar com esse trabalho até o dia 21 de março, atendendo toda a população com 60 senhas distribuídas por dia”, explica a primeira dama do estado, Priscila Flores, cirurgiã dentista e coordenadora do projeto “Mais Sorriso”.

Garantindo atendimento odontológico para as moradoras, a edição inicial está ofertando restaurações, exodontia, profilaxia, raspagem e encaminhamentos para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) em casos mais complexos. Foram distribuídas 60 senhas no total, com 30 atendidos pela manhã e 30 pela tarde, reforçando que o trabalho continua durante todo o mês de março, no espaço do Plantão Social.
A ação coordenada pela Secretaria de Estado da Habitação com apoio da Secretaria de Saúde (Sesa) também inclui atendimentos em saúde de clínico geral, dermatológico, psicológico, assistência social, teste rápido, exames laborais, massagem e entrega de medicamentos.

O coordenador de Saúde Bucal da Sesa, Daniel Moraes, destaca a importância desses atendimentos irem até os habitacionais, pois a ação vai fazer esse elo entre o paciente e a assistência que o Governo do Estado oferta no CEO.

“Nessas ações com a comunidade fazemos esses atendimentos primários, que na maioria das vezes já resolvem 70% dos casos, havendo a necessidade de algum tratamento especializado já encaminhamos e acompanhamos o tratamento no CEO e somos responsáveis pela chegada desse paciente até o Centro, reforçando como essas ações são necessárias”, explicou o coordenador de Saúde Bucal da Sesa.
Durante a iniciativa, as mulheres foram atendidas nos três trailers montados com equipamentos odontológicos. Um responsável pela triagem e em dois eram distribuídos os atendimentos, uma das pacientes foi Sandra Rodrigues, que saiu devidamente satisfeita com a ação por ter chegado no seu bairro.

Sandra Rodrigues, moradora do Residencial MiracemaFoto: Rodrigo Abreu/Sesa
“O atendimento foi muito bom, eu gostei e confio bastante nos profissionais que trabalham nessa ação, pois não senti nenhuma dor, me atenderam com maior carinho e respeito, com todo o conhecimento na área deles, que é dos dentes, e saibam que eu sou aquela pessoa que digo logo se foi bom ou não, e aqui foi tudo muito bom”, destacou a moradora Sandra Rodrigues.

