‘Em 23 anos, é a primeira vez que está acontecendo uma transformação no HE’, diz psicóloga sobre reforma do Hospital de Emergência de Macapá. Desde janeiro de 2023 o espaço está passando por reestruturação e reforma realizada pelo Governo do Estado.

As intervenções promovidas pelo Governo do Amapá na estrutura do Hospital de Emergência (HE) de Macapá, desde o início do ano, já resultam em melhorias tanto para os pacientes como na garantia de espaços adequados para os profissionais de saúde executarem suas atividades.

A psicóloga Keila Góes, que já soma 23 anos de serviço no hospital, descreve a reforma e ampliação como um momento histórico para a saúde do Amapá.

“É a primeira vez, efetivamente, que a gente está vendo uma transformação no Hospital de Emergência. Com a reforma e ampliação, a nova direção proporcionou espaços onde o servidor consegue oferecer uma qualidade efetiva no atendimento aos pacientes”, relata a psicóloga. 

A sala de psicologia do Hospital de Emergência recebeu reformas significativas. O novo local agora conta com um banheiro e uma sala de repouso, os quais o setor nunca havia sido atendido em anos anteriores.

Mais de 80 espaços reformados

Com a saúde como prioridade absoluta da atual gestão, desde o dia 2 de janeiro o Governo do Amapá realiza intervenções no Hospital de Emergências. Já são 84 espaços reformados e ampliados. As obras são realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf).

As intervenções ainda não atendem toda a demanda que existe no hospital, mas conseguem dar agilidade ao fluxo de atendimento e trazer mais conforto para os pacientes e acompanhantes, como ressalta a psicóloga.

“A gente observa que, mesmo com todas as dificuldades, a gente está tendo grandes e significativos avanços dentro do HE com as reformas. A gente vai ter uma recepção realmente digna para receber os nossos pacientes, com espaço e acolhimento”, conclui Keila Góes.

Novo HE

Em julho, o governador Clécio Luís anunciou a publicação da licitação para as obras do novo Hospital de Emergências de Macapá. O investimento de mais de R$ 110 milhões vai ampliar a capacidade de atendimentos de urgência e emergência na rede pública do estado. Os recursos são de emendas articuladas pelo senador Davi Alcolumbre.  

A obra será iniciada em uma área de mais de 15 mil m² para expandir os serviços prestados à população do Amapá. Inicialmente, 212 leitos entre clínicos, intensivos, de cuidados intermediários e leitos específicos da Unidade de Tratamento de Queimados serão inaugurados para a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + um =