Governo do Estado atua na reta final de construção da primeira oficina ortopédica do Centro de Reabilitação do Amapá 

A nova unidade, em Macapá, vai viabilizar a confecção e a manutenção de órteses e próteses com menor custo material e operacional.

A obra da primeira oficina ortopédica que integra o Centro de Reabilitação do Amapá (Creap), em Macapá, recebe os últimos ajustes para ser entregue à população. A nova unidade, construída pelo Governo do Estado, viabiliza a confecção e a manutenção de órteses e próteses com menor custo material e operacional, para garantir um serviço integrado completo à quem precisa de algum tipo de auxílio para locomoção, a exemplo das cadeiras de rodas.

O novo espaço vai permitir a aquisição de aparelhos, viabilizar ajustes, de acordo com as necessidades de cada pessoa, garantindo o aumento da durabilidade. A construção é coordenada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) e segue um cronograma de ações que estão sendo concluídas de acordo com o planejamento.

Nós estamos realizando os últimos serviços para que a gente possa entregar essa unidade que é fundamental para que o atendimento de reabilitação seja completo. Os aparelhos que os pacientes necessitam poderão ser fabricados e ajustados de acordo com as demandas e particularidades dos pacientes. Essa é mais uma obra que amplia o atendimento de assistência à saúde, que nós estamos finalizando”, ressaltou o secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre.

As frentes de trabalho estão atuando na instalação dos tubos de drenagem das centrais de ar que serão distribuídas pelo prédio todo compondo o sistema de climatização, e ainda nas redes elétrica e de iluminação, com distribuição de tomadas e pontos de energia em diferentes áreas.

Além disso, as equipes fazem a instalação das janelas e portas em vidro incolor, e ainda na preparação da base, com selador e impermeabilizante, para receber a pintura, serviço final a ser executado.

A edificação já está pronta, toda coberta com telhas termoacústicas, forro de gesso, piso em porcelanato, revestimento cerâmico de áreas molhadas, que são os banheiros e a copa, espaços que serão equipados com novas louças. A fachada do prédio também foi toda revestida.

Oficina Ortopédica do Amapá 

A obra conta com recursos do Tesouro Estadual e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto segue o Manual de Ambiência dos Centros Especializados em Reabilitação (CER), fortalecendo o compromisso com os cuidados à saúde da pessoa com deficiência e promovendo um ambiente confortável e acolhedor.

Revolucionando a saúde pública, o espaço vai realizar a dispensação, confecção, adaptação e manutenção de órteses e próteses com menor custo material e operacional. A oficina vai prestar apoio para estabelecimentos de saúde habilitados em reabilitação física e o acesso à população atendida pelo Creap, que além do Amapá, abrange regiões do Pará e na fronteira do Oiapoque e Cayenne, na Guiana Francesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =