Aproximadamente 1 quilômetro de extensão da principal via, conhecida como Papaléo Paes, já foi pavimentada.
Moradores do bairro Parque Aeroportuário, na Zona Norte de Macapá, recebem melhorias na mobilidade urbana com a pavimentação da Avenida Papaléo Paes. Considerada a principal via da região, o local já recebeu cerca de 1 quilômetro de massa asfáltica.
Ao todo, serão 2,5 quilômetros pavimentados por equipes da Secretaria de Estado de Transportes, do Governo do Amapá. Além de asfaltar, os serviços também se concentram na drenagem, terraplenagem, e construção de meio-fio. Após essa etapa, a equipe avançará para a fase de acabamentos, que consistem na construção de calçadas e sinalização horizontal e vertical de toda avenida.
“Queremos garantir a todos os moradores mais dignidade, segurança e qualidade na mobilidade urbana, pois aqui não tinha nenhuma rua com asfalto e os moradores reclamavam muito das dificuldades de se locomover, principalmente no período das chuvas. Além de realizar a pavimentação também já executamos aqui no bairro serviços de roçagem e retirada de entulhos por todo o bairro”, enfatizou o secretário de Transportes, Marcos Jucá.
Além da avenida Papaléo Paes, outras vias também serão contempladas com a pavimentação asfáltica ainda este ano. Para a jovem Emily Lima, de 19 anos, que mora há 4 anos no bairro, o asfalto é um sonho realizado, pois enfrentava muita dificuldade ao se locomover, principalmente por conta do lamaçal e alagamentos que aconteciam na rua durante o inverno.
Moradora Emily Lima, de 19 anosFoto: Jamylle Nogueira/Setrap
“É muito gratificante ver que o Governo olhou para o nosso bairro, pois solicitamos muito por esse serviço aqui. Posso dizer que todos nós moradores lutamos muito por esse asfalto, e estou feliz em ver que agora vamos ter uma rua mais digna, e que vamos poder nos locomover sem ter que se preocupar com o atoleiro, e também alagamentos”, declarou a moradora.
Outra moradora do bairro Parque Aeroportuário que vibrou com a chegada do asfalto foi a esteticista, Carla Nascimento, de 38 anos, que reside na localidade com seu esposo e seus quatro filhos há aproximadamente 3 anos.
O asfalto agora tá passando em frente a minha casa e isso é motivo para comemorar. Só quem mora aqui sabe todas as dificuldades que a gente passava para sair de casa. Na chuva por exemplo, para ir ao trabalho, a gente levava dois sapatos e uma sacola no pé para não chegar suja de lama no serviço. Então fico feliz que com muita luta a realidade do nosso bairro está mudando”, enfatizou Carla.
Articulação
Também conhecido como “Área J”, o Parque Aeroportuário é uma região pertencente à União, que foi ocupado há mais de 5 anos e hoje é lar de milhares de famílias. A autorização para a intervenção de obras provisórias é fruto da articulação do governador Clécio Luís, que apresentou as necessidades da comunidade à Superintendência do Patrimônio da União no Amapá.
A área, que possui um milhão de metros quadrados e faz parte da Gleba Cumaú, da União, recebe os serviços coordenados Secretaria de Estado de Transporte (Setrap) com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2025. A região também passa por um processo de transferência para o Estado, com apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.