Cantor e compositor, o educador foi um dos 110 empossados pelo Governo do Estado, nesta terça-feira, 28.
O artista concluiu o ensino básico aos 50 anos, por meio do programa de Educação para Jovens e Adultos
Com muita emoção e sentimento de orgulho, por finalizar a última etapa do concurso público da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), Zé Miguel, cantor e compositor comemorou a posse como novo professor da instituição. Ele é um dos 110 nomeados que participou da cerimônia promovida pelo Governo do Estado nesta terça-feira, 28.
“O sentimento de ser empossado é indescritível, realizei um sonho da minha família, meu pai, que não está mais entre nós, gostaria de ter visto um de seus filhos concursado e com diploma de ensino superior. Voltei a estudar depois de uma certa idade e quero incentivar com o meu exemplo, quem pensa em desistir de se qualificar”, destaca o artista.
Aprovado no Curso de Licenciatura em Música, o autor amapaense das músicas “Pérola Azulada e Vida Boa”, terminou o ensino básico aos 50 anos, por meio do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA).
A conquista do cargo público foi comemorada também, pelo ex-aluno da Ueap e agora professor, João Silva, que fez parte da primeira turma de Engenharia Química da universidade. O futuro professor destacou a importância de trabalhar na instituição.
“Após concluir minha formação fui fazer mestrado no Rio Grande do Sul e continuei o doutorado na Bélgica, pesquisando sobre óleos vegetais e desenvolvimento de novos produtos da região. Tudo que eu aprendi no exterior, a experiência cultural e científica que tive, as tecnologias e metodologias de trabalho, pretendo agregar ao meu ofício, a fim de contribuir para o desenvolvimento do nosso estado”, ressaltou o concursado.
Concurso Público
O governador do Amapá, Clécio Luís, empossou nesta terça-feira, 28, 110 novos professores aprovados no maior concurso público da Ueap, em Macapá. Os novos servidores somam com os outros 101 técnicos empossados em março deste ano.
O último concurso para docentes havia ocorrido em 2014. O certame, lançado em setembro de 2023, garantiu em menos de nove meses, o aumento de 91 para 206 servidores no quadro de docentes efetivos da instituição de ensino superior. Os nomeados passam a compor o colegiado de 18 cursos oferecidos pela Universidade.
Investimento na educação superior
O Governo do Amapá trabalha em diversas frentes de atuação com foco no desenvolvimento das instituições públicas. No período de um ano e meio, o Governo lançou dois concursos na Universidade do Estado do Amapá voltados ao fortalecimento do serviço público e educacional, ofertando 101 vagas para técnicos e 120 para novos professores.
Além disso, a instituição implantou o primeiro curso de Bacharelado em Direito, estão sendo ofertadas 50 vagas, no atual processo seletivo. A Universidade passou ainda, em abril de 2023, por uma ampliação da estrutura do Campus Território dos Lagos, com entrega de laboratórios equipados para o Curso de Engenharia Agronômica e Matemática.