A estudante, Delsiane da Silva, 18 anos, está entre os pacientes do Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) que receberam novas cadeiras de rodas motorizadas na sexta-feira,19. A ação é a maior entrega do Centro desde 2016, e é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal.
Nesta ação foram distribuídas 30 cadeiras, mas o projeto também oferta de forma gratuita equipamentos como, órtese, prótese, andadores, aparelhos auditivos e outros. Delsiane conta que, agora, terá uma locomoção mais ativa, facilitando a rotina da estudante do 3º ano do ensino médio.
“A dificuldade de me locomover era grande, mas agora terei mais facilidade em ir para escola e é com certeza uma grande vitória. Estou muito feliz”, comemorou.
Entre os pacientes atendidos, estão pessoas dos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Serra do Navio e Calçoene. Outro beneficiado foi o aposentado Fabrício Ferreira, 42 anos, que, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em 2016, passou a fazer uso de cadeira de rodas.
“Para mim, é uma felicidade conseguir este equipamento, eu não tenho condições financeiras de adquirir uma cadeira dessa modalidade. Então, agora terei mais locomoção e será muito melhor”, contou.
Cada equipamento custou cerca de R$ 11 mil, tem vida útil de cinco anos e é feito sob medida para os usuários. Todos os pacientes serão orientados sobre o uso das cadeiras.
“É sempre um esforço muito grande de toda nossa equipe em acessar esses benefícios aos pacientes, então a satisfação é enorme. Ressalto que somos o único Centro de Reabilitação do Estado, credenciado junto ao Ministério da Saúde, que tem esse serviço de doar equipamentos visando uma melhor qualidade de vida aos nossos pacientes”, informou a Diretora do Creap, Aline Ribeiro.
Como ter acesso
O uso da cadeira de rodas é indicado para pacientes com deficiências como paralisia cerebral, tetraplegia, doença neurônio motor, polineuropatia, distrofia muscular, miopatias congênitas, entre outras. Para ter acesso ao equipamento, o paciente é submetido a uma avaliação realizada por uma equipe multidisciplinar composta por um neurologista, fisioterapeuta, psicólogo e assistente social.
Atendimento
As pessoas podem agendar o atendimento para as diversas especialidades pelo número 98421-7469 (whatsApp). O Creap fica na Rua. Tiradentes, 1597, Centro de Macapá e funciona de 8h às 18h, de segunda a sexta. Já em relação ao funcionamento para as sessões, o espaço está aberto nos turnos da manhã, tarde e noite, até às 21h.