Todas as famílias abrigadas pelo Estado já foram remanejadas, mas continuam sob monitoramento.
Famílias receberam assistência desde o dia 13 de fevereiro em vários bairros da cidade
O Governo do Estado atendeu cerca de 4 mil famílias com os programas sociais ‘Acolher Amapá’ e ‘Amapá Sem Fome’ após as fortes chuvas que causaram alagamentos em Macapá. Ainda na sexta-feira, 22, devido à diminuição do nível das águas nas áreas afetadas, e com todas as famílias remanejadas, o segundo ponto de acolhimento, montado no Ginásio Avertino Ramos, foi fechado.
O trabalho assistencial às famílias continua em um novo polo que funciona na Secretaria de Políticas para Mulheres, a partir desta segunda-feira, 26, como explicou o gerente geral da Secretaria de Mobilização e Participação Popular, Rubimauro Fernandes.
“Todas as famílias já foram desabrigadas daqui e, por ter diminuído a demanda, não há mais necessidade de manter esse ponto de doação e coleta. A gente encerra esse e abre um novo centro de atendimento, que as pessoas vão poder procurar para fazer doação, buscar informações e cadastramento”, explicou Fernandes.
A população recebeu atenção imediata, após os alagamentos e enchentes, inicialmente no ponto montado na Escola Reinaldo Damasceno, onde 89 famílias ficaram abrigadas e receberam kits de alimentos, colchões, kits de higiene pessoal e dignidade menstrual, fraldas descartáveis, além de kit dormitórios com rede, lençol, mosquiteiro e ainda de kits de limpeza, no retorno para casa.
No Ginásio Avertino Ramos, segundo ponto de apoio, aconteceram as entregas das doações de eletrodomésticos para os afetados, bem como a distribuição de roupas e objetos pessoais arrecadados pela equipe técnica. A Secretaria de Estado de Mulheres fica na Rua São José, 1570, no Centro.
Acolher Amapá
O Programa Acolher Amapá realizou o acolhimento de todas as pessoas que procuraram atendimento na tanto na Escola quanto no Ginásio, verificando cada situação, realizando o estudo socioassistencial detalhado das famílias, para possível inclusão no Programa Renda Para Viver Melhor Emergencial e para o Benefício do Aluguel Social, também em caráter de emergência. Somente nos bairros mais afetados. foram 1.263 famílias assistidas, sendo 476 do bairro Novo Buritizal e 282 do bairro Nova Esperança.
No caso de chuvas intensas, fique atento:
- Evite permanecer em praças e em ambientes arborizados durante, ou logo após ventos fortes e chuva;
- Evite estacionar veículos embaixo de árvores, especialmente as de grande porte, que oferecem maior risco;
- Se observar alguma árvore que esteja aparentemente tombando, ou com uma inclinação acentuada, com galhos secos ou quebrados, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros;
- Nunca tente cortar ou retirar a árvore por conta própria, pois podem haver cabos de energia em meio a vegetação, com risco de choque elétrico.
A população pode solicitar ajuda nos seguintes números:
- 193 – Corpo de Bombeiros
- 190 – Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes)