Governo do Amapá inicia nova frente de trabalho com limpeza no Canal das Pedrinhas, em Macapá

Os serviços consistem na roçagem da vegetação e desobstrução no perímetro chamado de bacia do canal.

Mato, lama, entulho e lixo estão sendo retirados do perímetro conhecido como ‘bacia do canal’

Intensificando as ações emergências de combate aos alagamentos em Macapá, o Governo do Amapá iniciou mais uma frente de serviço, desta vez no Canal das Pedrinhas. Equipes estão desde a quarta-feira, 14, fazendo a roçagem no entorno do canal.

As ações estão sendo coordenadas pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), em conjunto com as equipes da Prefeitura de Macapá. Mato, lama, entulho e lixo estão sendo retirados do perímetro conhecido como “bacia do canal”, localizado próximo ao bairro Beirol.

De acordo com o secretário de Transportes, Valdinei Amanajás, essa é a segunda etapa dos serviços. “Realizamos a primeira fase com a desobstrução do Canal das Pedrinhas, no perímetro localizado próximo a Rodovia JP, onde retiramos uma pedra de concreto que estava dificultando a vazão da água, e agora o Governo está dando segmento na limpeza com o intuito de prevenir novos alagamentos”, reforçou o gestor.

A força tarefa está sendo realizada desde a última terça-feira feira, 13, nos canais das Pedrinhas, Avenida 13 de Setembro e Beirol, com o intuito de dar vazão para as águas represadas que estavam causando alagamentos pela região.

Ao todo já foram retirados mais 168 toneladas de entulhos, lixos e entre outro insumos dos locais, com auxílio de equipamentos como:

  • 1 escavadeira hidráulica;
  • 2 retro escavadeiras;
  • 2 Pás mecânicas;
  • 20 caçambas;
  • 1 caminhão comboio;
  • 1 caminhão de carroceria.

Acolhimento às famílias

Além das ações de limpeza e desobstrução de canais, o Estado segue com várias frentes de trabalho, especialmente na assistência social. Desde sábado, 10, o Governo do Amapá trabalha no auxílio das famílias atingidas por fenômenos naturais. Em um primeiro momento, o suporte foi garantido aos moradores da orla do Aturiá, que tiveram casas danificadas pela força do Rio Amazonas. Na terça-feira, 13, a força-tarefa foi intensificada diante das fortes chuvas que afetaram diversos pontos da cidade.

Diversos órgãos estaduais atuam para dar suporte às pessoas afetadas pelos alagamentos. Atualmente, a Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na Zona Sul de Macapá, acolhe cerca de 100 famílias, que recebem suporte com colchões, alimentos e cuidados de saúde. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + cinco =