Passagem do tradicional bloco de rua de Macapá acontece neste domingo, 3.
Os agentes de segurança estarão dispostos por todo o trajeto de A Banda
Com nova data para levar os foliões pelas ruas e avenidas do Centro de Macapá, ‘A Banda’ fará o tradicional percurso neste domingo, 3. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mantém o planejamento operacional com 450 agentes para garantir a tranquilidade das cerca de 150 mil pessoas que devem acompanhar a 59ª edição do evento. A estimativa é da Associação de Brincantes e Simpatizantes do Bloco de Sujos, responsável pelo bloco.
A estratégia de segurança segue o mesmo reforço que estava programado para o dia 13 de fevereiro, quando a programação foi suspensa devido às fortes chuvas que atingiram a capital e que provocaram alagamento em vários pontos da cidade.
Os agentes de defesa social estarão dispostos por todo o trajeto, com apoio de equipamentos modernos de monitoramento. Serão mais de 283 policiais militares, 100 bombeiros e 30 policiais civis. Também integram o planejamento a Polícia Científica, com 36 profissionais, e o Grupo Tático Aéreo (GTA), que empregará oito agentes distribuídos no policiamento terrestre e aéreo, com o helicóptero Gavião 01 e uso de drones.
Também fazem parte do planejamento 11 servidores e 3 viaturas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e profissionais do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). A Sejusp destaca, ainda, que os batalhões da Polícia Militar e efetivos das demais forças continuarão no serviço ordinário em todo o estado atendendo eventuais ocorrências registradas pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), através dos números de telefones: 190 e 193.
Polícia Militar
A Polícia Militar (PM) irá atuar com a unidade móvel de monitoramento, viatura com o operador de drone, policiamento a pé e motorizado com carros e motocicletas. Do efetivo total, mais de 180 militares estarão dispersos em pontos estratégicos e entre a multidão.
Os batalhões de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Rodoviário Estadual (BPRE) estarão atuantes na organização do tráfego de veículos e trânsito durante o percurso.
Corpo de Bombeiros
O efetivo militar do Corpo de Bombeiros (CBM) irá atuar com atendimento pré-hospitalar garantindo os primeiros socorros às pessoas que, por ventura, passem mal ou se machuquem durante o evento. Os agentes também farão o deslocamento para unidades hospitalares em ambulâncias, caso algum brincante necessite de atendimento de média e alta complexidade.
O CBM terá disposto durante o percurso sete viaturas de atendimento avançado e de suporte básico, viatura de salvamento em geral e ainda um veículo responsável pela vistoria contra incêndio e pânico.
Polícia Civil
Durante o período do carnaval, as Centrais de Flagrantes da Polícia Civil estão com reforço no efetivo. Na passagem da Banda, na 6ª Delegacia de Polícia da Capital, localizada no bairro do Trem, será ativada uma central de atendimento para registro de boletim de ocorrência e lavratura de flagrante de crimes de menor potencial ofensivo.
Além disso, haverá profissionais do setor de inteligência infiltrados entre os foliões realizando rondas, contribuindo com a segurança da festa popular.
Polícia Científica
O Plano Operacional da Sejusp conta também com os trabalhos da Polícia Científica do Amapá, que atuará com 36 profissionais divididos em peritos, técnicos periciais e papiloscopista para auxiliar a central de atendimento da Polícia Civil em caso de eventuais ocorrências.
GTA
O Grupo Tático Aéreo estará operando no policiamento aéreo e terrestre e com drones. A ação do GTA se concentra em monitorar possíveis aglomerações atípicas entre a multidão, dando suporte para as equipes do policiamento a pé, além de atuar preventiva e ostensivamente em apoio às outras forças de segurança.