Macapá 266 anos: Governo do Amapá fortalece estrutura e modernização na saúde pública da capital

Só no Hospital de Emergências, mais de 80 espaços foram revitalizados desde janeiro de 2023.

Desde janeiro de 2023, o Governo do Amapá garantiu a revitalização de mais de 80 espaços no HE

Desde janeiro de 2023, a saúde pública é prioridade do Governo do Amapá, que atua para oferecer um atendimento mais digno e humanizado à população. Em Macapá, cidade que reúne mais de 400 mil habitantes, os investimentos ocorrem por meio de obras de reforma e construção, aquisição de equipamentos de imagem, compra de medicamentos e insumos e criação de programas assistenciais em saúde.

A secretária de Estado de Saúde, Silvana Vedovelli, ressalta que, mesmo com os avanços, ainda há muito trabalho a ser feito para oferecer o atendimento adequado à população de Macapá.

“Estamos caminhando para o fortalecimento da rede estadual de saúde, mas é um processo longo. Já evoluímos consideravelmente e precisamos desenvolver ainda mais. Todas as intervenções são importantes para proporcionarmos aos usuários um atendimento mais ágil, acolhedor e humanizado. Então, seguiremos trabalhando para que nossas unidades estejam sempre preparadas para os atendimentos”, afirma Silvana.

Hospital de Emergências

Desde janeiro de 2023, o Governo do Amapá garantiu a revitalização de mais de 80 espaços no Hospital de Emergências, entre enfermarias, consultórios, salas de repouso, laboratório e banheiros. As obras de intervenção amenizaram problemas crônicos na infraestrutura, garantindo mais dignidade no atendimento aos pacientes.

O Governo do Estado também ampliou em 150% a capacidade da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HE, que, agora, conta com dez leitos e equipamentos que vão desde máquina de hemodiálise a desfibrilador. Outra UTI está em fase de finalização e, após a conclusão da reforma de ampliação e readequação estrutural, o hospital contará com 22 leitos intensivos.

Além das intervenções estruturais, o HE ganhou um novo fluxo de atendimento, aplicando o protocolo de Manchester, que classifica os pacientes de acordo com a gravidade do quadro clínico.

Com os investimentos na modernização de equipamentos e abastecimento de insumos, o hospital registrou mais de 5 mil cirurgias apenas em 2023, sendo 2 mil procedimentos de ortopedia.

Novos equipamentos para Macapá

Para ampliar a capacidade de exames de imagem no estado, o Governo do Amapá investiu mais de R$ 17 milhões na aquisição de novos equipamentos. A maior parte do aparato foi destinada ao HE, ao Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), ao Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e ao Hospital da Mulher Mãe Luzia, todos na capital.

Entre os aparelhos, estão raio-x fixo e móvel com braço articulado, arco cirúrgico, equipamento de sistema de radiologia computadorizada, aparelho de ecocardiografia, ultrassonografia com doppler, tomógrafo e equipamento de ressonância magnética.

Novas frentes de trabalho em Macapá

O Governo do Amapá já garantiu ao Hcal obras de readequação estrutural em enfermarias e 32 novos leitos de clínica médica, sendo 16 exclusivos para pacientes oncológicos. Além disso, o Centro Cirúrgico da unidade está em ampliação.

No Hospital da Criança e do Adolescente, avançam as obras de ampliação e requalificação Centro Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), consultórios, laboratório, salas administrativas e recepção da unidade.

A reestruturação do hospital tem como objetivo entregar um espaço totalmente reformado para atender as crianças de forma mais humanizada. Ainda em maio de 2023, o Governo do Estado inaugurou na unidade de saúde um bloco com 94 novos leitos com posto de enfermagem, sala de utilidades, isolamento, brinquedoteca e expurgo.

Em outra frente de trabalho, o Hospital da Mulher Mãe Luzia recebe serviços de reforma da cobertura, readequação de paredes, recuperação do piso, pavimentação externa, instalação elétrica e hidrosanitária, além de melhorias no descarte de resíduos. Atualmente, a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal está em fase de conclusão e será de extrema importância para a assistência aos recém-nascidos.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul e Zona Norte de Macapá tiveram ambientes reformados, com intervenções em enfermarias, consultórios e em ambientes externos.

Programas de assistência

Para dar celeridade aos atendimentos e procedimentos de saúde na rede pública de Macapá, o Governo do Estado elaborou dois grandes programas de assistência aos usuários: a Operação Dr. Teles e o Zera Fila.

Desenvolvido para prestar atendimento domiciliar a casos de baixa complexidade, a Operação Dr. Teles já atendeu e deu alta médica a 350 pacientes, desocupando leitos no HE. E, como medida para desafogar a lista de espera por cirurgias ortopédicas em Macapá, o programa Zera Fila, já efetivou 3.861 cirurgias.

Novo HE

Em julho de 2023, o governador Clécio Luís anunciou a publicação da licitação para as obras do novo Hospital de Emergências de Macapá. O investimento de mais de R$110 milhões vai ampliar a capacidade de atendimentos de urgência e emergência na rede pública do estado. Os recursos são de emendas articuladas pelo senador Davi Alcolumbre.

A obra será iniciada em uma área de mais de 15 mil m² para expandir os serviços prestados à população do Amapá. Inicialmente, serão 212 novos leitos, entre clínicos, intensivos, de cuidados intermediários e leitos específicos da Unidade de Tratamento de Queimados serão inaugurados para a população

Atendimento ao Bailique

O Governo do Estado tem intensificado os serviços de saúde para a comunidade do arquipélago do Bailique, pertencente ao município de Macapá. A região enfrenta o fenômeno da salinização das águas do Rio Amazonas. Desde janeiro de 2023, o Governo do Amapá garantiu 2,5 mil atendimentos na localidade, com consultas gerais e especializadas, entrega de medicamentos e realização de exame de ultrassom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 15 =