Um professor do curso de enfermagem da Universidade Federal do Amapá (Unifap) foi denunciado por estudantes após usar uma garrafa d’água com símbolo nazista durante uma aula do curso. O caso gerou revolta e diversas manifestações em redes sociais. A coordenação do curso e grupos de direitos humanos da instituição publicaram notas de repúdio.

A apologia do nazismo usando símbolos nazistas, distribuindo emblemas ou fazendo propaganda desse regime é crime previsto em lei no Brasil, com pena de reclusão.

A Superintendência de Ações Afirmativas e Direitos Humanos (SUPADH) da Unifap informou por nota que tomou conhecimento de denúncias envolvendo a prática de apologia ao nazismo na universidade e que está adotando as medidas administrativas de competência para garantir a apuração rigorosa dos fatos informados publicamente em redes sociais.

A SUPADH destacou ainda que a universidade como espaço formativo tem a responsabilidade de construção de uma formação cidadã baseada na promoção e defesa de direitos.

A coordenação do curso de enfermagem disse em nota que repudia qualquer apologia ao nazismo, crime previsto em lei. Também informou que denúncias contra servidores serão encaminhadas para apuração pela corregedoria da Unifap e demais medidas cabíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =