Raimunda dos Santos, de 74 anos, morou durante 15 anos em área irregular no bairro Pacoval e comemora a casa nova.
A artesã Raimunda dos Santos, de 74 anos, faz parte das 500 famílias sorteadas para ocupar as unidades habitacionais da 4ª etapa de entrega do Conjunto Miracema, na Zona Norte de Macapá. Com um sorriso de orelha a orelha, ela confirma: é a melhoria na vida de quem precisa.
Raimunda e os demais contemplados participaram de uma reunião promovida pelo Governo do Amapá e pela Caixa Econômica nesta quinta-feira, 13, para tirar dúvidas das famílias e orientar os futuros moradores sobre as etapas de vistorias e de assinatura dos contratos.
“Eu me sinto muito feliz, porque é a primeira vez que eu sou contemplada com um programa social, eu tenho 74 anos e ganhei uma casa pronta! Tudo novo, já fiz até os tapetes para colocar. Todos são muito gentis e nos ajudam no processo, estou muito satisfeita”, conta Raimunda.
A idosa, que trabalha como artesã desde os 22 anos, criou seis filhos com o trabalho manual. Antes, morava em uma área irregular conhecida como “Bueiro”, localizada no Pacoval. Após o reordenamento da área, a idosa passou a morar com a filha e agora está contando os dias para receber a tão sonhada chave da casa nova.
“A gente está desde 2008 morando lá, a parede do muro era a nossa casa. Eu creio que agora vai melhorar, porque o Governo Federal e Estadual está doando uma casa para gente, a gente tá vendo que eles estão trabalhando para que melhore a situação do pobre”, afirma a aposentada.
Além da felicidade, a Raimunda também já visualiza como vai ser a nova vida. Para a artesã, é o momento de ajeitar os móveis, os enfeites e celebrar o presente no Natal, que está chegando.
“Quero organizar tudo, não quero ar-condicionado, não! Fica muito frio, quero o meu ventilador, a minha cama, minhas plantas e meus artesanatos, enfeitar tudo para ficar bem bonito”, planeja Raimunda.
A primeira etapa do Conjunto Miracema foi entregue em 2022. Agora, o Governo do Estado irá entregar novas mil moradias do habitacional, com rede de energia elétrica e esgoto, áreas de mobilidade com calçadas, e quadra esportiva.