Batalhão celebrou 6 anos de atuação no Amapá com programação social e ostensiva.
A ação contou com mais de 40 militares empregados em incursões ostensivas em Macapá
Para finalizar a programação de aniversário dos 6 anos do Batalhão de Força Tática da Polícia Militar (PM-AP), foi realizada neste fim de semana, a Operação Raio Audaz. A ação contou com mais de 40 militares empregados em incursões ostensivas nas áreas de maior incidência criminal em Macapá, segundo levantamento e mapeamento do Setor de Inteligência da PM.
Durante a investida policial que iniciou no sábado, 9, que terminou na madrugada deste domingo, 10, quatro pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo e munições. Foram apreendidas três armas e mais de 1 quilo de entorpecentes.
“Essa foi uma forma do batalhão de Força Tática, do Governo do Amapá, de reafirmar o compromisso com a sociedade amapaense de combater a criminalidade de forma implacável. Então, como último ato de comemoração do aniversário do batalhão realizamos a operação que contou com mais de 40 policiais empregados em carros e motos”, informou Alanjocer Lopes, capitão do Batalhão de Força Tática.
A Operação Raio Audaz teve apoio dos efetivos policiais integrados às Operações Hórus e Paz e da Divisão de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Polícia Civil (PC).
6 anos de atuação
A semana de programação para celebrar o batalhão iniciou na última segunda-feira, 4, com ações de saúde para servidores e militares da Força Tática e teve prosseguimento na quarta-feira, 6, com um “bate-papo” com profissionais da imprensa para falar sobre o trabalho policial e a importância da relação entre mídia e segurança pública, através da palestra: “Desconstruindo mitos sobre a atividade policial”.
Na quinta-feira, 7, os “taticanos” seguiram em comitiva para doação conjunta de sangue no Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap). Logo após a ação no hemocentro, as atividades se concentraram no prédio do batalhão com a distribuição de alimentos para mais de 120 famílias.
Dados
Durante estes 6 anos de atividades, a Força Tática da PM tem destaque expressivo no combate à criminalidade e na qualificação de policiais. Somente em 2023, de janeiro a outubro, foram contabilizadas mais de 1,8 mil porções e cerca de 22 quilos de entorpecentes apreendidos pelos policiais. Também foram efetivadas mais de 60 prisões, a maioria foragidos da Justiça e apreendidas 24 armas de fogo.
Outro dado importante são ocorrências que envolvem carros e motos furtados e/ou roubados. Neste período, a Força Tática recuperou 16 veículos, após ações policiais.
Novo prédio
Em junho deste ano, o Governo do Amapá entregou um prédio totalmente revitalizado, moderno e estruturado na Zona Sul de Macapá, para atender às demandas dos militares que atuam no Batalhão da Força Tática, como parte da política de reestruturação da segurança pública, reforçando o atendimento de defesa do cidadão.
Possibilitado pela nova arquitetura do prédio, nos últimos cinco meses, o batalhão passou a atender ainda, mais de cem crianças e adolescentes através dos projetos sociais de capoeira e judô.