O Governo do Amapá promove o segundo dia do ‘Aulão da Central do Enem’ nesta sexta-feira, 10, no Estádio Milton de Souza Corrêa, o Zerão, na Zona Sul de Macapá. Os portões abrem às 12h, com início das aulas às 14h.
São esperados mais de cinco mil estudantes para as revisões voltadas às áreas de ciências da natureza e matemática, referentes ao segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece no domingo, 12.
Cerca de 20 professores da rede estadual irão resolver e comentar diversas questões para que os participantes tenham um bom desempenho na avaliação.
“Estamos preparando uma análise das questões dos assuntos que são mais cobrados na prova, como proporcionalidade e matemática básica. Essa revisão faz os alunos entenderem que são capazes de resolver as questões da prova”, avalia o professor de matemática, Márcio Costa.
O estudante Warley Brandão, de 18 anos, afirma que os assuntos abordados na revisão no primeiro dia de aulão ajudaram durante a realização do primeiro dia de provas, no domingo, 4.
“As dicas que são dadas no aulão são ótimas. Elas ajudam na concentração e nas informações a respeito da prova. Quero cursar enfermagem e todo conhecimento dado é sempre bom”, disse o jovem.
Mais de 5 mil estudantes de Macapá, Santana e Mazagão participaram do primeiro dia de aulão. Existente desde 2016, a Central do Enem auxilia na preparação dos alunos para as provas. Em 2023, são 17 escolas polo envolvidas no projeto, sendo 15 de Macapá e duas de Santana.
Feira de Profissões
A Central do Enem também conta com a Feira de Profissões, em que instituições de nível superior apresentam os cursos disponíveis e seus programas de bolsas. É uma forma de aproximar os jovens das profissões que eles podem exercer no futuro.
Nesta edição, participam do evento a Universidade do Estado do Amapá (Uepa), a Universidade da Amazônia (Unama), a Faculdade Madre Tereza, Faculdade Estácio, Anhanguera, Faculdade Brasil Norte (Fabran), Faculdade Meta, Universidade do Norte do Paraná (Unopar) e Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). A atividade será em parceria com a Secretaria Estadual de Desporto e Lazer (Sedel).
Enem no Amapá
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no Amapá, são mais de 28 mil pessoas estão inscritas para fazer o exame, sendo 7,5 mil da rede pública de ensino. O Enem acontece de forma simultânea em todo o país, e é o principal método de entrada para o ensino superior no Brasil.