O projeto também assegura ao trabalhador bomba d’água, canos e fios elétricos
O Governo do Amapá trabalha na instalação de sistemas de irrigação para 160 famílias de produtores rurais do município de Porto Grande. Os investimentos somam cerca de R$ 5,2 milhões como parte do Programa de Produção Integrada de Alimentos (PPI).
O objetivo é permitir que os agricultores possam produzir durante os 12 meses, independente do clima ou estação, ampliando as áreas de plantação e gerando mais renda para a comunidade.
Uma das localidades atendidas é o assentamento Munguba, onde serão beneficiadas 20 famílias produtoras com módulos de irrigação de microaspersão, que atenderá um hectare de plantio a cada beneficiário, além disso, os trabalhadores recebem itens como como bomba d’água, canos e fios elétricos. O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado Desenvolvimento Rural (SDR). Nesta localidade, os investimentos chegam a R$ 650 mil.
Em recente visita às áreas de onde estão sendo instalados os sistemas, o secretário da SDR, Kelson Vaz, detalhou o uso das tecnologias nas áreas de produção. Ele também destacou a política pública como alternativa para que o produtor continue trabalhando mesmo em períodos de estiagem, que a Amazônia enfrenta atualmente.
“O momento é propício para colocarmos essa tecnologia para estes produtores pois, este período de estiagem está muito forte e pode trazer problemas para os agricultores. Agora, com os sistemas vamos amenizar os possíveis danos que a seca poderá causar nas plantações”, destacou Vaz.
Os técnicos do setor de Desenvolvimento Rural estão na localidade para instalar as redes de irrigação. De acordo com engenheiro agrônomo e um dos responsáveis pelos módulos, Hélio Dantas, o objetivo é executar os serviços, fazer uma prospecção do aumento dos espaços de plantação e mostrar aos demais produtores a necessidade de investimento em irrigação.
“Os projetos apresentam todo um levantamento técnico para verificar as condições do terreno. Com a instalação, sabemos que haverá uma elevação da produção e um novo cenário dentro da agricultura familiar da região”, declarou Dantas.
Um dos produtores já atendidos com os serviços completos do projeto de irrigação foi o Jaime Viana, que recebeu o investimento em um hectare de irrigação.
“Sempre acreditei que nossas plantações necessitam de irrigação e agora é uma realidade, aqui estou com plantações de cupuaçu, mamão, cacau e mandioca e tudo está irrigado. Eu tenho certeza que, mesmo com o verão forte, nós não teremos perdas”, enfatizou Viana.