Medida vale para todos os ônibus que circulam dentro de Macapá e aqueles que interligam aos municípios de Santana e Mazagão.
Para incentivar a participação dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Governo do Amapá garantiu a gratuidade nos transportes públicos nos dias de provas, neste domingo, 5, e no dia 12 de novembro. A medida vale para todos os ônibus que circulam dentro de Macapá e aqueles que interligam a capital aos municípios de Santana e Mazagão.
Além dos mais de 7,5 mil alunos da rede pública que farão a avaliação, a iniciativa vai beneficiar também as mais de 20 mil pessoas que estão inscritas na prova e toda a população que poderá ter acesso à gratuidade, das 7h às 21h.
“O que nós queremos é que todo estudante e toda pessoa que vai fazer a prova do Enem, possa ter acesso, através do transporte coletivo, aos locais de prova. Na região metropolitana, tanto os ônibus das vias urbanas quanto interurbanas serão gratuitos para todo o mundo para evitar a burocratização e qualquer tipo de embaraço. Então, neste domingo, 5, e domingo, dia 12, o transporte coletivo será gratuito, indistintamente”, garantiu o governador Clécio Luís.
Para formalizar a política pública, a Secretaria de Estado de Assistência Social e a Secretaria de Estado de Transportes assinaram um Termo de Fomento com o Sindicato de Empresas de Transportes de Passageiros do Amapá (Setap) para incentivar os amapaenses a participarem do exame, que se tornou a principal porta de entrada para a educação de nível superior em todo o Brasil.