São 42 aparelhos destinados a unidades de saúde de 11 municípios. Instalação começa por hospitais de Macapá e Santana.
Um dos equipamentos destinados ao Hcal é um aparelho de ultrassonografia
O Governo do Amapá iniciou pelo Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL), na capital, e pelo Hospital Estadual de Santana (HES) o processo de instalação dos equipamentos de imagem que foram destinados a unidades de saúde de 11 municípios.
O objetivo é ampliar a capacidade da realização de exames na rede hospitalar do estado. O Governo do Estado investe R$ 17 milhões nos equipamentos para garantir mais dignidade no atendimento à população.
Os exames de imagem são procedimentos essenciais para observar partes internas do organismo, ajudando a prevenir e identificar doenças para, assim, planejar tratamentos clínicos e cirúrgicos.
A capital, Macapá, recebe aparelhos novos nos quatro hospitais estaduais, que concentram a maior parte das demandas de atendimento de saúde do estado. Para o Hcal, foi destinado um aparelho de ultrassonografia da marca Canon, de última geração.
“Todo aparelho que chega novo para gente caracteriza um serviço mais rápido, já que as funções dos equipamentos vão ficando melhores, e, se a imagem é de um aparelho bom, o diagnóstico é mais preciso e confiável”, explicou o médico ultrassonografista do Hcal, Adriano Bastos.
Ainda estão previstos a entrega e instalação de mais aparelhos como arcos cirúrgicos, de ecocardiografia, ultrassonografia com doppler, tomógrafo e equipamento de ressonância magnética.
Santana
Já o Hospital Estadual de Santana, que atende o segundo município mais populoso do estado, recebeu um tomógrafo e também foi contemplado com dois aparelhos de raio-x portáteis, que serão utilizados para as demandas dos pacientes internados na UTI e na unidade de Neonatologia do hospital.
O diretor do hospital, Ismael Cardoso, explica que os equipamentos irão atender a demanda dos dois setores, sem ter que ficar deslocando os aparelhos de um lugar para o outro.
“Nós conseguiremos atender esses dois públicos sem precisar deslocar o equipamento entre setores. Como fomos contemplados com dois aparelhos, cada um desses locais terá um equipamento disponível sempre que os médicos necessitarem, melhorando assim o tempo de espera para realizar os exames. Como só tínhamos um aparelho era comum o paciente ter que aguardar o término de um procedimento para o outro”, explicou Ismael.
Após a instalação, as próximas etapas são montagem e testes de funcionamento. As unidades que recebem os itens são:
- Hospital de Emergências de Macapá (HE);
- Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal);
- Hospital da Criança e do Adolescente (HCA);
- Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML);
- Hospital Estadual de Santana;
- Hospital Estadual de Laranjal do Jari;
- Hospital de Oiapoque;
- Unidade Mista de Saúde de Calçoene;
- Unidade Mista de Saúde de Serra do Navio;
- Unidade Mista de Saúde de Tartarugalzinho;
- Unidade Mista de Saúde de Mazagão.