Governo do Amapá lança Campanha Nacional de Multivacinação para proteger a população

Proteger a população, melhorar as coberturas vacinais, reduzir a incidência das doenças imunopreveníveis e mantê-las controladas é a meta da Campanha Nacional de Multivacinação. Neste sábado, 15, o Governo do Amapá promoveu o “Dia D” para levar a imunização até as crianças e adolescentes. A ação ocorreu na Praça Veiga Cabral, no Centro de Macapá.

FOTOS: Governo do Amapá inicia campanha nacional de multivacinação

O governador, Clécio Luís, participou da abertura oficial da campanha e destacou que nesses seis meses de gestão, priorizou a saúde e a cobertura vacinal, e como resultado, o Amapá foi o primeiro a bater a meta de vacinação contra a Influenza, fundamental para conter o surto de síndromes gripais que atingiu o estado.

“Nós fizemos um grande esforço e em 18 dias de trabalho , éramos o único estado do país a cumprir a meta do Ministério da Saúde. Nós viramos referência e isso fez com que o MS da escolhesse o Amapá para fazer o lançamento nacional da Campanha de Multivacinação, pelo exemplo que nós demos, e vamos repetir”, garantiu o governador.

Para receber as crianças, o Zé Gotinha Marabaixeiro também levou a família. A programação contou ainda com serviços de cidadania, recreação, Certificado de Coragem, música e várias brincadeiras.

Beatriz Assis levou o filho Davi Paes, de 6 anos de idade, para se vacinar contra a gripe. Depois do dever cumprido, mãe e filho aproveitaram o restante da programação.

“Já passamos por vários atendimentos e agora sentamos aqui no espaço do Detran para colorir desenhos, foi muito bom participar do evento”, descreveu Beatriz.

Também presente na ação, o Super Fácil ofereceu diversos serviços de cidadania, entre eles, a emissão da carteira de Autista e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Eu estava a vários dias para dar entrada na carteira de autista do meu filho, viemos nos vacinar e já saímos daqui com esse atendimento também”, ressaltou Dayse Prado Barros.

A pequena Laura Santos, de 9 anos, ganhou uma borboleta no rosto, e depois de vacinada contra a gripe, interagiu com outras crianças no espaço montado pela Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPM), que disponibilizou recreação infantil e pintura corporal.

“Me vacinei, estou protegida, e agora eu posso vou voltar a brincar com meus coleguinhas”, disse a pequena, satisfeita com o atendimento.

As crianças também receberam aplicação de flúor e orientações sobre a maneira correta de limpar os dentes após as refeições.

A equipe da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), em parceria com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e o Serviço Social do Comércio (Sesc), fez a distribuição de kits de higiene bucal.

“Agora eu já sei como escovar meus dentes da forma certa”, comentou Emile Vitória de Andrade, de 9 anos, após participar das palestras.

A campanha nacional foi lançada pelo Ministério da Saúde (MS), e no Amapá é coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS).

O ação contou com a presença do diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Éder Gatt, de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e dos 16 municípios do Amapá.

“Nossa estratégia para recuperar a cobertura vacinal, é trabalhar com novas ferramentas, oferecendo aos estados e municípios microplanejamentos, para que se organizem e façam vacinação mais efetiva”, afirmou Éder Gatt.

A superintendente da SVS, Margarete Gomes, fez um apelo à população. “Pais ou responsáveis, levem seus filhos para vacinar, atualise a caderneta de vacinação, a imunização é importante para a saúde das crianças, vacina é saúde”, solicitou.

E mesmo o público-alvo sendo crianças e adolescentes, todos os adultos que buscaram a vacinação no lançamento da campanha, foram imunizados.

Multivacinação

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todo o estado foram reforçadas com 17 tipos de imunizantes previstos no calendário nacional de vacinação. A campanha termina dia 30 de julho. A imunização é voltada para crianças e adolescentes de até 15 anos de idade.

A prioridade é alcançar altos níveis de cobertura vacinal, sobretudo das doses que compõem o calendário básico, entre elas estão os imunizantes:

  • Poliomielite;
  • Meningite meningocócica conjugada;
  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
  • Febre amarela;
  • Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo B);
  • Hepatite b e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b;
  • Varicela;
  • HPV;
  • BCG (tuberculose);
  • Covid-19.

A ação contou com a participação do Gabinete Civil, das secretarias de Mobilização e Participação Popular, Assistência Social, Comunicação (Secom), Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Saúde (Sesa), Cultura (Secult), Juventude (Sejuv), Educação (Seed), Segurança Pública (Sejusp), Mulheres (SEPM) e Desporto e Lazer (Sedel),

Também participaram o Departamento de Trânsito (Detran-AP), Polícia Militar, Fundação Marabaixo, Comissão de Promoção da Diversidade, Super Fácil, Delegacia Geral de Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =