Governo do Amapá firma acordo para regulamentar uso de internet banda larga em escolas e órgãos públicos

Acordo que regulamenta uso da Rede Metroap foi assinado nesta quinta-feira, 6, no Palácio do Setentrião

Melhorar o acesso à internet banda larga em órgãos públicos e, mais especificamente, em instituições de ensino e pesquisa motivou o Governo do Amapá a regulamentar o uso da Rede Metroap, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O acordo foi assinado nesta quinta-feira, 6, pelo governador Clécio Luís.

A Rede Metroap é uma grande infraestrutura tecnológica de internet que fornece as condições ideais para que organismos públicos de ensino, pesquisa, extensão e gestão realizem projetos que necessitam de alta capacidade de banda de comunicação como, por exemplo, telemedicina, videoconferência, ensino à distância e telefonia sobre IP (protocolo de comunicação da internet).

“Tem muito projeto sendo desenvolvido aqui [no estado] que depende de uma boa conexão de internet e o Amapá, após assinar este acordo, se coloca em um caminho de progresso, para garantir cada vez mais, a qualidade e segurança das redes que nos permitem nos conectar com o mundo”, destacou o governador.

O acordo para regulamentar o uso da Metroap no estado foi articulado, de forma conjunta, pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) e órgãos do Governo Federal.

Segundo o gestor da Setec, Edivan Barros, este trabalho cria novas oportunidades para o Amapá. “Este acordo permitirá a expansão da conectividade para sociedade, instituições de pesquisa e também para instituições de educação como as escolas do estado”, reforçou.

Atualmente, a Metroap tem uma extensão de cerca de 40 quilômetros e já atende dez instituições amapaenses, todas dentro de Macapá. Mas, após a regulamentação, a expectativa é expandir a rede para o município de Santana e interligar outros órgãos públicos.

“Com o apoio da RNP, estamos levando essa rede para o segundo maior município do estado [Santana], ampliando a extensão da Metroap para, aproximadamente, 100 quilômetros de fibras ópticas instaladas. Com esta primeira etapa concluída, o próximo passo será levar a rede para as demais cidades do interior do estado”, explicou Cirilo Simões, diretor-presidente do Prodap.

De acordo com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, a expansão da Metroap vai beneficiar, principalmente, instituições de ensino e pesquisa, pois vão conseguir obter um alto nível de qualidade de serviço para comunicar e colaborar para produzir conhecimento.

“Essa rede é capaz de integrar as instituições e permitir que alunos, pesquisadores e professores, possam colaborar entre si e com seus pares no Brasil e no exterior”, frisou Nelson Simões, diretor-geral da RNP.

Rede Metroap
Criada em 2008, a Metroap consiste em uma rede de fibras ópticas, inicialmente concebida com 38 Km de extensão e que engloba, atualmente, 10 Instituições de Ensino e Pesquisa

É uma rede avançada para a comunicação entre as instituições que, entre outros benefícios, possibilita o desenvolvimento de projetos que necessitem de alta capacidade de conexão, como videoconferência, telemedicina, ensino a distância e telefonia sobre IP (protocolo de comunicação da internet).

Dentro das repartições públicas estaduais, a Metroap já fornece internet de alta qualidade para pastas como Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap) e Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =