Intervenções acontecem nos hospitais de Emergência; Alberto Lima; Estadual de Santana; da Criança e do Adolescente; e na UPA da Zona Sul, após licitação será assinada a ordem de serviço para construção do novo Hospital de Especialidades (pronto socorro)
A saúde pública é a prioridade do Governo do Amapá, que, desde janeiro de 2023, já entregou 298 novos leitos em quatro hospitais e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul, ampliando a capacidade de atendimento à população. O aumento ainda não é o necessário para suprir todas as necessidades, contudo, foi essencial para absorver a alta na demanda durante o surto de síndromes respiratórias no estado, que, desde maio, atinge, principalmente, os menores de seis anos de idade.
A maior ampliação dos últimos seis meses aconteceu no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), onde, de janeiro a junho de 2023, o número de leitos passou de 155 para 249 em um novo bloco, que também conta com posto de enfermagem, farmácia satélite, sala de procedimentos, isolamento e brinquedoteca.
“Estamos desde janeiro trabalhando nesta obra e, diante do surto, aceleramos os serviços para antecipar a entrega dos 94 leitos novos. Ainda precisamos avançar muito, mas medidas como estas se tornam necessárias para atender da melhor maneira a nossa população”, pontua o governador, Clécio Luís.
“Acabamos de publicar no Diário Oficial a licitação para a construção do novo HE. Quero dividir minha alegria com o povo do Amapá porque vamos mudar toda a história da saúde pública de Macapá e de todo o estado. Assumi esse compromisso na campanha, assumi esse compromisso como gestor para devolver dignidade para quem buscar o atendimento público de saúde. Também quero agradecer ao senador Davi Alcolumbre, por toda a luta durante três anos para iniciar essa obra”, comemorou o goverador Clécio Luís.