Após assalto, dupla criminosa morre em troca de tiros com a ROTAM

Após tomar de assalto um malote com dinheiro de uma mulher, os dois assaltantes tombaram mortos em troca de tiros com a ROTAM no bairro Santa Rita.

air Zemberg
Diário do Amapá

Por volta das 13h deste sábado (1), dois assaltantes armados com arma de fogo assaltaram uma empresária no centro comercial de Macapá e levaram um malote com considerável quantia em dinheiro.


Após o roubo, a dupla de criminosos já em fuga deu de frente com uma equipe de ROTAM do BOPE, no cruzamento da rua Tiradentes com a avenida Ataíde Teive, próximo à praça Floriano Peixoto, desde então os policiais emitiram a ordem de parada através dos sinais luminosos e sonoros da viatura, mas os assaltantes ignoraram e empreenderam uma fuga alucinada, ao mesmo tempo em que o garupa da moto começou a atirar na direção da viatura da ROTAM.

A equipe policial fez o acompanhamento tático dos bandidos por pelo menos três bairros, no sentido leste e oeste de Macapá. Próximo ao Museu Sacaca, a dupla decidiu por tentar matar duas mulheres que trafegavam em uma moto, a ideia seria atirar nelas e, uma vez que estivessem tombadas ao chão, os policiais iriam parar para socorrer as vítimas alvejadas e consequentemente os bandidos teriam êxito na fuga.

Mas por sorte, devido à velocidade da moto, os criminosos não conseguiram alvejar as mulheres, inclusive uma delas está grávida, e com o susto misturado com o medo, ela ficou muito abalada e foi levada com urgência para a maternidade, onde recebeu os cuidados médicos.

A equipe policial precisou de raciocínio, técnica e expertise, para não causar a morte de inocentes na troca de tiros. No entanto, os bandidos avançavam em alta velocidade, sempre atirando na direção da viatura, inclusive um dos tiros alvejou o retrovisor do lado direito da viatura, na direção do oficial que comandava a equipe policial.

Alguns momentos da perseguição foram filmados por pessoas com os celulares em via pública. Pareciam “cenas de filme de ação”, relataram algumas pessoas que passaram no caminho da perseguição.

Quando os assaltantes alcançaram a avenida Padre Júlio na contramão e em altíssima velocidade no sentido leste/oeste, no cruzamento com a rua Paraná, os policiais revidaram a agressão de forma proporcional ao ataque sofrido e os dois assaltantes foram alvejados fatalmente.

Com a chegada de familiares dos bandidos, eles foram identificados pelos nomes de Weslen Marques Ferreira, de 21 anos, e Bruno Ruan Monteiro Pantoja, de 24 anos.

“A ROTAM estava no lugar certo, na hora certa, de encontrar com esses dois marginais. Os policiais foram profissionais, tiveram o cuidado para não ferir inocentes, porque na fuga eles [criminosos] ainda tentaram matar duas senhoras que trafegavam em via pública. Os dois bandidos morreram na troca de tiros, e é mais uma resposta positiva da ROTAM, ou o bandido vai preso ou tomba morto”, finalizou o Capitão Hércules Lucena, comandante da ROTAM-BOPE.

Segundo informações policiais, os dois infratores tinham passagem pelos mais diversos crimes, um deles inclusive tem passagem por homicídio.
No local da ocorrência, compareceu o rapaz proprietário da motocicleta usada pelos assaltantes.

O rapaz gravou com a nossa reportagem e informou que reconhece os infratores mortos como sendo os mesmos que tomaram a moto dele usando arma de fogo quando ele estava trabalhando como mototaxista. Compareceu também chorando, muito nervosa, uma das mulheres que estava na moto e que escapou com vida do ataque dos dois assaltantes. Por fim chegou ao local do confronto a senhora que foi assaltada no centro comercial de Macapá, de quem a dupla subtraiu o malote com o dinheiro em espécie.

A ocorrência da intervenção policial que culminou com a morte de dois assaltantes foi apresentada ao Delegado de plantão no CIOSP do Pacoval, para que sejam tomadas providências que o caso requer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + cinco =