
Equipes do Batalhão de Força Tática, Bope,7º Batalhão e Diretoria de Inteligência da PM , estavam empenhados na Operação de Enfrentamento ao Crime Organizado na manhã deste domingo 20/07, no município de Pedra Branca do Amapari , quando receberam informações da Diretoria de Inteligência que um bando , membros de organização criminosa estariam comercializando drogas no município.
Os policiais foram até o local para averiguar a situação e fazer o procedimento de abordagem nos suspeitos, segundo a polícia ao chegarem no local foram recebidos a tiros por indivíduo que efetuou vários disparos contra as equipes.

Os policiais buscaram abrigos e reagiram a injusta agressão, o indivíduo foi alvejado no confronto, em seguida policiais fizeram a condução do indivíduo até o hospital da cidade por se tratar de uma área de difícil acesso, no hospital os policiais foram informados que o criminoso não resistiu aos ferimentos.
Uma pistola utilizada no confronto contra os policiais foi encontrada no local, além de espingardas , armas de fabricação artesanal, dinheiro em espécie, balança de precisão, drogas e celulares.
O criminoso que morreu foi identificado como Nivaldo Marques Silva, de 37 anos de idade, ele estava foragido da justiça pelo crime de comércio ilegal de arma de fogo e tinha ficha criminal também por roubo. Ele pertencia a uma organização criminosa e entre as diversas funções que exercia, a principal era fabricar e guardar armas de fogo.

Todo material aprendido na ocorrência armas de fogo caseiras, munições foram apresentados na Delegacia, a ação contou com auxílio do cão do Canil da PMAP, que conseguiu encontrar porções de substâncias supostamente entorpecente dos tipos maconha, crack e cocaína. Foi realizada também a prisão de um indivíduo de 21 anos, que vai responder por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e associação criminosa.
Após o término do serviço pericial, a ocorrência foi apresentada na Delagacia de Pedra Branca.