
A Câmara Municipal de Macapá irá homenagear 22 policiais militares da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (ROTAM), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) do Amapá, pela atuação em uma operação que resultou na apreensão de armamento de alto poder de fogo em posse do crime organizado.

O pedido de Votos de Louvor e Congratulações foi feito pelo presidente da Casa, vereador Pedro DaLua (União Brasil), durante as comunicações parlamentares da 24ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira, 13, e aprovado por unanimidade pelos demais vereadores.
A operação ocorreu no dia 29 de abril de 2025, na região conhecida como “Boeirinho”, na zona norte de Macapá. Durante a ação, foi apreendido, pela primeira vez no estado, um fuzil de fabricação americana, calibre 5.56 mm. Também foram retirados de circulação carregadores, munições, uma pistola e um veículo utilizado a favor de ações criminosas.

“O êxito dessa missão enaltece a Instituição Polícia Militar do Amapá, reforçando a credibilidade do BOPE perante a sociedade”, destacou o vereador DaLua. Ele ressaltou ainda o profissionalismo, a coragem e o alto nível técnico demonstrado pelas equipes da 1ª Companhia do BOPE durante a operação.
Segundo o parlamentar, o comprometimento dos policiais foi fundamental não apenas para impedir a circulação de armas de alto poder destrutivo, mas também para preservar vidas e prevenir novos crimes.
“O impacto positivo da operação gerou reconhecimento social e serviu de exemplo do valor da ROTAM no enfrentamento ao crime organizado. Com esta homenagem, queremos reconhecer publicamente a bravura e a eficiência desses agentes que arriscam a vida para proteger a população amapaense”, concluiu DaLua.
