
A Polícia Civil do Amapá (PC-AP), por meio da 8ª Delegacia de Polícia de Capital (8ª DPC), realizou, nesta terça-feira (29), a prisão de um indivíduo de 55 anos, em cumprimento a mandado judicial por condenação pelo crime de maus-tratos a animais.

A ação é resultado de um caso ocorrido em 2021, no qual o condenado arremessou duas cadelas adultas por cima de um muro, conforme relato de uma testemunha que presenciou o ato e o repreendeu. A testemunha também informou que essa não era a primeira ocorrência de maus-tratos praticada pelo homem, havendo inclusive um pedido de apoio a ONGs nas redes sociais para a retirada dos animais da residência do infrator à época.
O Delegado Alan Moutinho, titular da 8ª DPC, ressalta a importância da denúncia e informa que a legislação atual prevê pena de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda para quem maltratar cães e gatos, com aumento de até 1/3 em caso de morte do animal.

A prisão ocorreu na residência do indivíduo, no bairro São José, sem resistência. Ele será encaminhado para audiência de custódia e, posteriormente, ao IAPEN para o cumprimento da pena de 2 anos e 4 meses.
A PC-AP reafirma seu compromisso no combate aos crimes de maus-tratos a animais. Denuncie! Sua informação é fundamental