“DRACO” DEFLAGRA OPERAÇÃO OBSIDIUM: 7 PESSOAS FORAM PRESAS, 17 MANDADOS DE BUSCAS FORAM CUMPRIDOS, 92 CONTAS BANCÁRIAS FORAM BLOQUEADAS.

Na manhã desta segunda-feira, 21, a Polícia Civil do Estado do Amapá, por meio da Divisão de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou a Operação Obsidium, no âmbito da 2ª Edição da Operação Renorcrim, uma iniciativa da Rede Nacional de Unidades Especializadas de enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim), coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi).

A ação resultou no cumprimento de 7 mandados de prisão preventiva e 17 mandados de busca e apreensão nos bairros Muca e Buritizal, situados na zona sul de Macapá. Além disso, foram decretadas e executadas medidas de sequestro de cinco veículos e bloqueio judicial de 92 contas bancárias associadas aos investigados.

De acordo com o Delegado Ismael Nascimento, titular da DRACO e coordenador da operação, o grupo criminoso investigado conta com uma rede de ao menos 30 indivíduos organizados em núcleos de consumo, logística do tráfico de drogas e comércio ilegal de armas.

“O grupo estruturou uma cadeia criminosa com funções bem definidas para captação de recursos, aquisição e distribuição de drogas, além da ocultação e lavagem de capitais. Identificamos movimentações financeiras incompatíveis com a renda declarada dos envolvidos, ultrapassando R$ 1,6 milhão”, afirmou o Delegado Ismael.

As investigações revelaram ainda que parte das contas utilizadas para movimentar os valores estavam em nome de terceiros, com transferências fracionadas e uso de empresas de fachada, caracterizando uma estratégia de lavagem de dinheiro.

A operação contou com a participação de diversas unidades especializadas da Polícia Civil, entre elas: CORE, DECCP, DHPP, DENARC, Delegacias de Santana e Mazagão, LAB, CANIL e GTA, totalizando dezenas de policiais civis e o uso de tecnologias de apoio como drones e rádios integrados.

Durante a ação, foram apreendidos celulares, documentos, veículos e materiais com forte potencial probatório, que serão encaminhados à perícia e análise técnica.

“A Operação Obsidium representa o cerco ao grupo criminoso investigado. Atuamos em todas as frentes: da liderança aos executores, do tráfico à lavagem de dinheiro. A Operação Renorcrim demonstra o comprometimento e a eficácia das ações integradas entre a Senasp e as Polícias Judiciárias de todas as unidades federativas. As operações conjuntas ressaltam a capacidade do país de enfrentar o crime organizado, com especial foco na prisão de lideranças e descapitalização das organizações criminosas”, destacou o Delegado.

Os presos foram conduzidos ao CIOSP da Zona Oeste para os procedimentos legais e serão submetidos à audiência de custódia.

A Polícia Civil do Amapá reafirma seu compromisso com a segurança pública e informa que as investigações seguem em curso para identificar outros possíveis envolvidos e garantir a responsabilização penal de todos os membros da organização criminosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × dois =