Hoje, sexta-feira (29), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familia, enviou a secretaria executiva, Fernanda Machiaveli ao Amapá para fazer a entrega do título definitivo de posse das terras do Quilombo do Rosa, resultado de uma articulação do senador Randolfe Rodrigues em Brasília, junto com o Governo do Amapá. A atividade vai acontece às 14h30, na sede do Quilombo do Rosa, no KM24.
O Quilombo do Rosa iniciou o processo de titulação coletiva de suas terras em 2004, junto ao INCRA, e teve o reconhecimento formal em 2010. A comunidade enfrentou diversas ameaças, como uma tentativa de despejo de rejeitos tóxicos por uma mineradora em 2010.
“A luta do Quilombo do Rosa é um reflexo das batalhas enfrentadas por muitas comunidades tradicionais no Brasil. É um reconhecimento histórico”, contou o senador Randolfe.
A garantia do título definitivo é um reforço contra as ameaças de grileiros e grandes corporações. O Quilombo segue ao longo dos anos resistindo em defesa de seu território, cultura e direitos básicos.
Além da título definitivo, também serão entregues 23 cadastros ambiental rural, crédito de apoio inicial, 57 contratos de usuários temporário, 2 selos quilombola Brasil, além de um protocolo de intenções entre a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá.
Serviço:
Entrega do título definitivo do Quilombo do Rosa
Data: 29.11
Hora: 14h30
Local: Quilombo do Rosa, KM24.
Sugestão de entrevistados:
Governador Clécio Luís
Sanador Randolfe Rodrigues
Secretaria executiva do MDA Fernanda Machiaveli
Representante do Quilombo Aldenice Brazão