O Governo do Amapá continua acompanhando e atendendo a população afetada pelo incêndio da Escola Estadual João Almanajás, localizada na comunidade ribeirinha Ipixuna Miranda, a cerca de 50 quilômetros de Macapá. Na terça-feira, 22, os estudantes da escola receberam 135 kits pedagógicos e brinquedos, para promover atividades educativas enquanto as aulas da unidade não voltam.
Foram entregues kits com lápis de cor, papeis, pinceis e tintas guache. As crianças também receberam brinquedos de alfabetização e matemática, além de materiais para a escola, como cartolinas e pinceis para quadro branco.
“Eu achei muito bacana porque desde que a escola queimou, nós não tínhamos materiais pra estudar, e agora ganhamos esses. Assim vamos aprender mais e voltar a praticar. Sinto falta das aulas, então vou matar a saudade com as atividades”, conta Alice Vilhena, de 11 anos, uma das estudantes beneficiadas com os kits.
A escola tem turmas do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, além de atender o ensino fundamental II e o ensino médio de forma modular. A unidade recebe alunos das comunidades Foz da Pedreira, Rio Bacaba, São Raimundo do Paraíso e do município de Pracuúba.
“Nós perdemos todos os materiais da escola no incêndio, então essa entrega pra nós representa um recomeço, uma esperança. Agradecemos pela rapidez nesse atendimento, e mal podemos esperar para usar esses kits em sala de aula”, comenta a diretora da escola, Suziane Corrêa, de 50 anos.
Ações imediatas
O governador do Amapá, Clécio Luís, esteve na escola imediatamente após o incêndio ocorrido em setembro, e anunciou de prontidão a construção de uma nova escola na localidade, além de uma breve reforma do Centro Comunitário para abrigar os estudantes provisoriamente. A expectativa é que os alunos voltem às aulas presenciais já no mês de novembro.