Na última semana, a Polícia Civil do Estado do Amapá, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), deu continuidade à “Operação Protetor dos Biomas”. As ações foram realizadas na zona rural dos municípios de Pracuúba e Ferreira Gomes, onde foram identificadas áreas desmatadas, conforme os dados da plataforma Brasil Mais.
A Operação coordenada pelo Delegado Wellington Ferraz, titular da DEMA, teve como foco investigar crimes ambientais na região, especialmente o desmatamento ilegal e as áreas impactadas por queimadas.
Durante a ação, um indivíduo, de 30 anos de idade, condenado judicialmente pela prática do crime de roubo foi capturado, o mesmo ainda foi preso em flagrante por estar portando uma espingarda, que também foi apreendida, outro homem foi identificado por suspeita de comercializar terras dentro de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). A operação também resultou na apreensão de quatro armas de fogo e diversas munições de calibres variados.
A DEMA reforça a importância da proteção dos biomas locais, destacando que operações como essa são essenciais para combater a exploração ilegal e assegurar a preservação ambiental no estado. A iniciativa reflete o compromisso das autoridades com a sustentabilidade e a defesa do patrimônio natural, além de alertar a população sobre a necessidade de cumprir as leis ambientais e preservar a biodiversidade única da região. Denúncias podem ser feitas pelo número (96) 98121-2914, via mensagem de texto, o sigilo é garantido.