A requalificação, que preserva traços originais do lugar, vai transformar a antiga Casa Oficial no maior ponto turístico da cidade.
As obras do Parque Residência, projeto do Governo do Estado que vai transformar a antiga Casa Oficial em um dos maiores pontos turísticos e culturais de Macapá, seguem um cronograma de ações diariamente. Os serviços avançam com as intervenções em áreas que serão mantidas para preservar elementos históricos, além de adequar os espaços às novas funções culturais e turísticas.
Para a manutenção dos elementos históricos, prevista no projeto, os trabalhos de remoção das estruturas são desenvolvidos com muita cautela pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), responsável pela coordenação da obra. As áreas que serão reaproveitadas recebem troca de cobertura e novas construções de partes danificadas pelo tempo. Nesses ambientes, as frentes de trabalho atuam na colocação de vigas de sustentação para posterior concretagem, garantindo que as partes que serão refeitas possam ser demolidas.
“Nós seguimos trabalhando na requalificação de algumas áreas que vão permanecer e também implantando as bases para novas outras construções, como a galeria de arte e o restaurante. Essa é uma etapa que exige critério e que demanda um tempo maior de execução, para que a gente cumpra a proposta de transformar o espaço e manter as características originais” destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre.
O local já passou pela troca de toda a madeira do telhado original, e os serviços de escavação dos pontos que vão receber as fundações também já iniciaram. As frentes de trabalho atuam na limpeza e remoção de entulhos, de forma contínua, à medida que os trabalhos vão sendo realizados.
Desenvolvimento turístico
O Parque Residência irá modernizar o local que faz parte da história do Amapá e trazer oportunidades de empreendedorismo, geração de emprego e renda. A obra de reconstrução e requalificação da Residência Oficial do Governo do Amapá integra o programa de Implantação do Cinturão Econômico, Histórico e Cultural Verde do Amapá, iniciado em 2023 pela gestão com entregas como o novo Trapiche do Santa Inês e do Deck do Curiaú, para revitalizar edificações públicas, fomentar a economia local e desenvolver o empreendedorismo, além de valorizar e difundir a rica cultura amapaense.