Projeto visa preservar a história, cultura e estrutura física de um dos prédios mais antigos do estado, ao mesmo tempo que impulsiona a economia criativa e o desenvolvimento local.
Ao iniciar as obras do primeiro Hub de Inovação do Amapá com a requalificação da área do antigo Macapá Hotel, o governador Clécio Luís destacou nesta segunda-feira, 14, que a iniciativa é mais um compromisso cumprido do Plano de Governo da gestão e reconhece o papel das startups no desenvolvimento do estado, resgatando um espaço histórico que, a partir de agora, terá o papel inovador de abrigar empresas de tecnologia.
“O povo do Amapá se ressentia muito de ver um dos seus maiores símbolos se deteriorando ao longo do tempo, ou com ocupações que não eram cabíveis para ele. Hoje, viramos essa página, cumprindo o compromisso de dar uma nova função social ao local. Iremos encubar aqui pessoas e empresas que queiram navegar por esse caminho da inovação e da tecnologia, oferecendo uma série de suportes para esse segmento que tem ganhado grande relevância no estado”, ressaltou o governador Clécio Luís.
Apesar da modernização, o hotel não perderá sua função original de hospedar pessoas. O projeto também inclui a construção de um novo prédio moderno nos fundos, que será destinado à hotelaria tradicional, mantendo as características originais para preservar seu valor histórico, cultural e de memória.
Hub de Inovação
Integrando inovação, tecnologia e turismo, o espaço será totalmente requalificado e contará com coworking, laboratórios, salas de reunião, auditórios e outras acomodações, proporcionando a criação de um ambiente ideal para desenvolver atividades como capacitações, eventos de ideação, pitch day e mentorias, elevando a competitividade dos negócios no Amapá.
Com previsão de entrega para 2025, o Hub de Inovação faz parte do complexo turístico promovido pelo Governo do Estado na orla da cidade, que inicia na Escola de Artes Cândido Portinari e passa por prédios importantes que também estão em processo de restauro e revitalização, como a Rádio Difusora, a Residência Oficial e a Fortaleza de São José de Macapá, finalizando no Trapiche Santa Inês.
Macapá Hotel
Construído na década de 1940, durante o governo de Janary Nunes, primeiro governador do Território Federal do Amapá, o hotel foi parte de um projeto de modernização e desenvolvimento urbano. O objetivo do espaço era atender às necessidades de hospedagem de personalidades importantes da época e de pessoas que chegavam à região para contribuir com o crescimento econômico do território recém-criado.