Medida foi implantada com base no perfil de usuários do local, que realizou adequações em espaço físico para tornar ambiente mais acolhedor para as crianças.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Gilson Rocha, que funciona na Zona Sul, implantou na terça-feira, 1º, o serviço de atendimento pediátrico de urgência e emergência para os menores de até 12 anos. Com o serviço, o Governo do Amapá garante assistência especializada 24 horas para as crianças da região.
Os pacientes que derem entrada na unidade em situações de emergência poderão, além de consultar com especialistas, realizar exames laboratoriais e de imagem, para apoio ao diagnóstico.
O gerente administrativo da UPA Dr. Gilson Rocha, Bruno Palha, afirmou que a inclusão da especialidade contribui para desafogar hospitais e o Pronto Atendimento Infantil (PAI).
“A UPA sempre realizou o atendimento de emergência para crianças, mas ele era feito por um clínico geral. Atentos ao perfil dos nossos usuários, conseguimos implantar o médico pediatra, e agora, a população pode procurar o atendimento na unidade e realizar exames, desafogando, assim, os hospitais de alta complexidade e atendendo a demanda necessária de urgência e emergência”, destacou Palha.
UPA Dr. Gilson Rocha
A UPA Zona Sul fica localizada na Av. Ivaldo Alves Veras, bairro Jardim Marco Zero, e conta com dois consultórios médicos, salas de hidratação, raio-x, medicação e amarela para pacientes com gravidade moderada.
A unidade possui, ainda, sala vermelha, destinada para pessoas que necessitam de cuidados e vigilância intensivos, e também conta com núcleo de regulação, farmácia, depósito, laboratório, expurgo, lavanderia e refeitório.
Veja os tipos de atendimento realizados na UPA Zona Sul:
- Urgência e emergência traumáticas e não traumáticas;
- Realização de exames laboratoriais e eletrocardiogramas;
- Febre mais de 39 °C;
- Intensa falta de ar;
- Cólicas renais;
- Dor abdominal moderada;
- Vômito constante;
- Alergia e gripe;
- Pressão alta;
- Dores no peito e torácica;
- Ferimento com febre;
- Convulsão;
- Quedas com torção e muita dor ou suspeita de fratura;
- Pequenos ferimentos, inalação, curativos;
- Cauterização e observação por 24h.