Durante três dias de conexões, programação busca desassociar o estigma marginalizado, por vezes vinculado às periferias.
A Expo Favela Innovation Amapá, que busca dar visibilidade às iniciativas de inovação pensadas, desenvolvidas e produzidas nas favelas, foi iniciada na quinta-feira, 8, em Macapá. A ação é realizada em uma parceira entre o Governo do Estado, a Central Única das Favelas (Cufa/AP) e a Favela Holding. A programação gratuita poderá ser visitada até sábado, 10, no Centro de Exposições do Sebrae Amapá.
FOTOS: Expo Favela Innovation 2024 impulsiona negócios da periferia com o apoio do Governo do Amapá
Na sua segunda edição, o evento é uma vitrine de negócios que tem o objetivo de conectar empreendedores com o poder público e a sociedade, além de reunir uma diversidade de empreendimentos que contribui para a inclusão de pessoas que não têm muitas oportunidades. Neste ano, a iniciativa assume um papel social importante, que é desassociar o estigma marginalizado, por vezes vinculado às periferias.
“Nesse espaço agregamos inovação, tecnologia, cultura e refletimos sobre a realidade do povo que vive nas periferias. Estamos muito felizes e gratos pelos parceiros e colaboradores que tornam o nosso projeto realidade. Este é um local privilegiado que oportuniza que os microempreendedores mostrem à sociedade os produtos desenvolvidos nos territórios mais distantes e menos favorecidos”, destacou Alzira Nogueira, presidente da Cufa/AP e coordenadora da Expofavela.
Serão três dias voltados à promoção da arte, cultura, literatura, empreendedorismo e negócios. Os visitantes poderão participar de palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, apresentação de startups, mentorias, shows, debates, cursos, intervenções artísticas, entre outras capacitações.
“Convidamos a todos para vivenciar conosco esses momentos muito especiais e juntos debatermos e combatermos o racismo estrutural que afeta e prejudica milhares de pessoas todos os dias no Brasil”, finalizou Alzira.
Confira espaços da Expo Favela
- Salão dos Expositores
O salão principal do Centro de Exposições do Sebrae tem 40 expositores. Eles vendem ideias e modelos de negócios a potenciais investidores. Desses 40 empreendedores, 10 serão selecionados, no último dia do evento, para participarem da etapa da Expo Favela Innovation Brasil, que acontecerá em São Paulo, no mês de dezembro.
- Feira de Expositores
Espaço dedicado à exposição competitiva de empreendedores inovadores das periferias amapaenses. No local pode ser visto o talento e a criatividade dos expositores locais
- Camelódromo
Área destinada à comercialização de artesanato, incentiva o comércio de produtos feitos à mão pelas comunidades tradicionais e periféricas do Amapá.
- Palco Baile de Favela
Local destinado a apresentações artísticas de artistas periféricos da região e nacionais, proporcionando entretenimento e valorizando os talentos musicais e artísticos das favelas.
- Favelinha
Espaço infantil com atividades lúdicas e educativas, pensado para o público infantil
- Painéis Temáticos
Espaço destinado a discussões e debates sobre temas relevantes para o desenvolvimento das favelas e seus moradores, visando a discussão de soluções para as problemáticas e desafios encontrados nas periferias.
- Talk Favela
Momentos onde acontecerão bate-papos sobre empreendedorismo, abordando histórias de sucesso, desafios e oportunidades para os empreendedores das comunidades, com debates sobre empreendedorismo feminino, bioeconomia, startups e economia criativa.
- PodCast de Favela
Espaço para gravação e transmissão de podcast, pautando temáticas importantes para as comunidades periféricas do Amapá, com apresentadores profissionais, trazendo pontos de discussão essenciais para os moradores e empreendedores das favelas.
- Favela Literária
Venda de livros e apresentações de declamações literárias de escritores amapaenses e nacionais que desenvolvem um trabalho voltado para a valorização da cultura, leitura e expressão artística do estado.
- Exposição Artística
Espaço de imersão proporcionado pela exposição de trabalhos de artes visuais, produzidos por artistas amapaenses, que capturam em suas obras a realidade das favelas e pessoas periféricas amazônicas.
- Favela Tech
Espaço dedicado à tecnologia, com serviços de Espaço Gamer, desenvolvimento de design de produtos e experiências de realidade virtual e impressão 3D.
- Favela Braids
Espaço destinado à autoestima da população negra, onde podem ser feitos penteados com tranças, para promover um desfile de moda afro, incentivando a economia afetiva e criativa da favela.
- Favela Criativa
Tem o objetivo de explorar como o design pode contribuir para a transformação social e valorização das comunidades, além de promover trocas de conhecimento entre alunos, professores e participantes do evento.