Governo do Amapá entrega kits pedagógicos para quase 700 professores do ensino modular

Materiais beneficiam mais de 550 profissionais da educação em 15 municípios do estado.

O Governo do Amapá entregou 699 kits pedagógicos para os profissionais da educação modular, para reforçar a qualidade do ensino nos interiores do estado, que terão a volta às aulas na segunda-feira, 5. São materiais que atendem professores dos ensinos fundamental e médio da rede estadual pelo programa Modular Mais.

A entrega aconteceu no Centro de Educação Walkíria Lima, na quinta-feira, 1º, durante solenidade realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). Os conjuntos incluem canetas, apagadores, resmas de papel e marcadores de quadro branco.

A professora do Ensino Fundamental II, Maria das Graças Pastana, de 50 anos, conheceu todo o Amapá através do ensino modular. Com 32 anos de magistério, ela considera o recebimento do kit uma homenagem aos educadores.

“Vieram numa boa hora. Fomos agraciados, de uma forma singela, com esses itens que nos incentivam a continuar prestando um serviço de qualidade em sala de aula. Gostaria muito de agradecer o empenho, o carinho e a dedicação que a equipe de Governo do Estado nos trata”, celebrou Maria.

A secretária de estado da Educação, Sandra Casimiro, explicou que a Seed assume a logística estrutural que apoia o professor e estimula o desenvolvimento do trabalho, efetivando uma política de suporte vinculada à rotina metodológica dos profissionais da educação que atuam na Unidade de Ensino Fundamental Modular e Unidade de Ensino Médio Modular. Foram investidos R$ 128.245,53 para a aquisição dos itens.

“É um momento especial, não só pela entrega dos kits, mas também para recepcionar e conversar com os professores sobre o início do segundo semestre letivo. Os profissionais da educação em breve estarão nas escolas, acolhendo os estudantes, eles atendem 15 municípios em 72 escolas distantes da capital, algumas de difícil acesso, mas ainda assim, conseguimos levar a educação. Os materiais didáticos contribuem para a realização do trabalho de campo, são ferramentas de auxílio neste processo de prática pedagógica”, explicou a secretária.

Ensino modular

O Sistema Organizacional de Ensino Modular atende 562 comunidades, em 15 municípios do Amapá. São 109 escolas entre ribeirinhas, do campo e das florestas que atendem mais de 6,8 mil alunos. Os estudantes têm aulas presenciais em quatro módulos, com 50 dias letivos cada, para desenvolver o conteúdo programático e as avaliações. 

Ao fim de cada módulo, há três dias para recuperação, se necessitar. O Ensino Modular no Amapá possui 540 docentes e 12 pedagogos. O sistema é uma estratégia para garantir o acesso à educação às comunidades que são afastadas dos centros urbanos, como aldeias indígenas. Em um sistema de rodízio, todos os estudantes têm acesso aos conteúdos necessários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 7 =