Governo do Amapá inicia nova frente de serviços de recuperação asfáltica, em Oiapoque

As ações iniciaram em abril com o intuito de recuperar todas as principais vias do município.

Os serviços estão concentrados na Av. Fab e seguirão para as demais vias que encontram-se em estado crítico

O Governo do Amapá iniciou uma nova frente de serviços para recuperar o asfalto das principais vias do município de Oiapoque. A iniciativa faz parte do programa “Pelo Amapá”, integrado ao Plano de Governo, e visa garantir mais segurança e qualidade na mobilidade urbana da população no extremo norte do estado.

A frente de trabalho é coordenada pela Secretaria de Estado de Transporte (Setrap), em parceria com a Prefeitura de Oiapoque, e está em execução desde abril. Segundo o secretário de Transporte, Marcos Jucá, são produzidos 40 toneladas de massa asfáltica para realizar os serviços nos pontos mais críticos dessas vias.

“Queremos oferecer à população do interior do estado mais qualidade e segurança na mobilidade. Por esse motivo, estamos sempre em parceria com as prefeituras, realizando ações de recuperação asfáltica. Este é um serviço constante, também executado em todas as rodovias estaduais”, frisou Jucá.

Para esta ação, foram destinados equipamentos como rolo compactador, policorte, pá mecânica, retroescavadeira e duas caçambas basculantes, além de mão de obra qualificada.

As vias mais desgastadas são as primeiras a receber a recuperação. Nesta semana, as ações começaram pela Avenida Fab. Em seguida, os serviços avançarão conforme a necessidade.

Pelo Amapá

O programa Pelo Amapá conta com o apoio da Associação dos Municípios do Amapá (Ameap). Os primeiros municípios contemplados com as obras de mobilidade urbana foram Santana, Itaubal, Pracuúba, Ferreira Gomes, Calçoene e Macapá.

Desde janeiro de 2023, o Governo do Amapá já investiu cerca de R$ 54 milhões em obras de pavimentação asfáltica. Os investimentos são frutos de aportes do Governo Federal, por meio de emendas articuladas pelo senador Davi Alcolumbre, além de recursos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e do Tesouro Estadual. Ao todo, já foram pavimentados 52,57 km de extensão em obras como:

  • Pavimentação asfáltica do Ramal Farinha Seca, em Macapá;
  • Rodovia do Centenário (antiga Norte-Sul), em Macapá;
  • Ramal Porto do Céu, em Macapá;
  • Pavimentação asfáltica da Avenida Gaudêncio da Silva, no bairro Goiabal, em Macapá;
  • Obras da AP-110, no trecho de São Joaquim do Pacuí, em Macapá, a Cutias do Araguari;
  • Obras da AP-070, no trecho que inicia em Santo Antônio da Pedreira até Santa Luzia do Pacuí, em Macapá;
  • Pavimentação asfáltica do município de Itaubal;
  • Obras de mobilidade urbana do município de Santana;
  • Distrito do Lourenço, em Calçoene.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − sete =