Formação continuada coordenada pela Universidade Federal do Pará aprimora a implementação do Programa Escola em Tempo Integral na Região Norte.
Onze secretários municipais de educação e técnicos da Secretaria de Estado da Educação do Amapá participaram da formação
O Governo do Amapá em parceria com o Governo Federal e as universidades federais do Amapá e do Pará, estão trabalhando em conjunto, para fortalecer e ampliar o ensino na modalidade em Tempo Integral na Região Norte. Desde abril deste ano, uma série de formações continuadas tem sido realizadas, resultando na apresentação dos trabalhos nos dias 20 e 21 de junho, na Escola Estadual Tiradentes, em Macapá.
A formação continuada, direcionada às secretarias de Educação Municipal e Estadual do Amapá, além das secretarias dos municípios de Chaves e Afuá, no Pará, tem o objetivo de aprimorar a implementação do Programa Escola em Tempo Integral (ETI).
Coordenada pela professora Ney Cristina, da Universidade Federal do Pará (UFPA), na região Norte e pela professora Ilma Barleta, da UNIFAP, no Amapá, a ação faz parte do planejamento do Governo Federal para expandir as matrículas em tempo integral, para toda a Educação Básica, conforme prevê a Lei 14.640/2023.
De acordo com a professora Carla Beatriz, coordenadora do programa ETI no Amapá, essa formação é histórica e representa um avanço significativo para o fortalecimento no Estado.
“O treinamento que estamos concluindo é uma reparação histórica. Em 2017, quando implementamos o programa de Ensino Médio Integral, não houve uma mobilização adequada entre o Ministério da Educação e as universidades, para formar as equipes técnicas. Agora, com o envolvimento das universidades, temos uma estrutura robusta em todo o Brasil”, ressaltou.
Segundo Carla, 11 secretarias municipais de educação e a Secretaria de Estado da Educação do Amapá participaram dos cursos, além de municípios paraenses devido à proximidade geográfica. O treinamento abrange cinco módulos que incluem conteúdos sobre história da educação, concepções pedagógicas, cidadania e democracia nas escolas, além de dificuldades e apoios necessários para a gestão educacional.
“A meta é construir uma política de estado, garantindo acesso, permanência e educação de qualidade para os estudantes”, pontuou Carla Beatriz.
Antonina Oliveira, secretária municipal de Educação do Laranjal do Jari, compartilhou sua experiência, destacando o município como um dos pioneiros na implantação do programa.
“É extremamente gratificante chegar à etapa final desta formação. É imenso o benefício que o curso trará para a melhoria do ensino em Laranjal do Jari. Fomos o primeiro município a implantar o atendimento em tempo integral para o Ensino Fundamental. A formação é fundamental para capacitar a equipe e a comunidade, preenchendo a lacuna de qualificação existente”, mencionou a gestora.
Antonina enfatizou ainda, a importância do eixo de formação do Programa Escola em Tempo Integral, implementado pelo Ministério da Educação, como uma estratégia para ampliar o número de atendimentos nessa modalidade de ensino de forma qualificada.