Ação integra o programa Amapá Sem Fome e a política nacional do Programa de Aquisição de Alimentos, desenvolvidas pelo Governo do Estado.
Em 2024, apenas na capital, as feiras do PAA distribuíram 160 toneladas de alimentos
Nesta quarta-feira, 17, o Governo do Amapá entregou mais de 16 toneladas de alimentos cultivados pela agricultura familiar para 17 entidades socioassistenciais atendidas pelo programa Amapá Sem Fome. A ação é alinhada ao Plano de Governo e a política nacional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que garante a segurança alimentar para pessoas em vulnerabilidade e fomenta o setor econômico da produção rural.
Na 10ª edição da feira do PAA, foram beneficiados diretamente 53 agricultores familiares com um movimento econômico que chegou a R$ 109 mil em distribuição de frutas e hortaliças. No estado, o programa é coordenado pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) em conjunto com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), responsável pela distribuição.
O PAA é uma ação de combate à fome e de integração social dos produtores locais, através do fortalecimento da produção agrícola regional. A iniciativa garante o direito à alimentação adequada e imediata para quem mais precisa e atua na promoção de sistemas alimentares sustentáveis, como reforça o secretário adjunto de Assistência Social, Hugo Paranhos.
“A feira movimenta uma engrenagem geradora de benefícios, que vai desde a aquisição dos alimentos que vem da produção rural, da agricultura familiar, até chegar na mesa de quem mais precisa, famílias em vulnerabilidade social. E, esse resultado que chega na ponta é fruto das ações do Governo do Estado que investe na segurança alimentar”, enfatiza o secretário.
Membro da Associação Amapaense dos Renais, uma das entidades beneficiadas na ação, Shirlei Rodrigues possui pessoas na família com doenças que necessitam de uma alimentação específica. Ela conta que a entrega de frutas e legumes como banana, laranja, abóbora, macaxeira, alface e pepino foi muito aguardada.
“Depois que fiz transplante do rim me dediquei a ajudar outras pessoas que passam pela mesma situação, mas que não possuem condições econômicas para se manter. Os alimentos da feira são muito aguardados por quem não pode comprar”, ressalta Shirlei.
Nerivan de Souza é vice-presidente da Associação Mãos que Alimentam, entidade com sede no bairro Novo Horizonte, na Zona Norte de Macapá. A feira de alimentos garante a continuidade das ações da entidade na região, que foi criada há dois anos para atender famílias carentes.
“Temos um trabalho voluntário que distribui esses alimentos uma vez por mês. Nós agradecemos ao Governo do Estado por este apoio que vai garantir comida na mesa de 350 famílias necessitadas que atendemos na associação”, ressaltou Nerivan.
Em 2024, somente na capital, de janeiro a abril o Governo do Estado já promoveu 10 feiras do PAA, que distribuiu 160 toneladas de alimentos, beneficiando 273 agricultores familiares diretamente. As ações também alcançaram 102 entidades socioassistenciais com atendimento de 30 mil famílias em vulnerabilidade social. No período, foram movimentados R$ 977 mil.
As entidades socioassistenciais foram selecionadas para receberem gêneros alimentícios da Agricultura Familiar por meio da chamada pública n.º 04/2023, conforme disposto na Lei nº 14.628 de 20 de julho de 2023, Resolução nº 2, de 15 de junho de 2023 e Termo de Adesão nº 00991/2022.
Entidades beneficiadas na 10ª edição da feira do PAA 2024, em Macapá:
- Ong Amigos Pela Vida;
- Abrigo São José;
- Associação Amapaense dos Renais;
- Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade;
- Associação Centro Maria Imaculada;
- Associação dos Ostomizados do Amapá;
- Associação Mãos que Alimentam;
- Associação Comunitária Vida Digna do Amapá;
- Associação das Famílias dos Dependentes Químicos do Amapá;
- Associação das Mulheres Ativas no Direito de Agir;
- Associação de Idosos e Amigos do Estado do Amapá;
- Assembleia de Deus Ministério Despertar para Avivamento;
- Assembleia de Deus Porta dos Escolhidos do Altíssimo;
- Assembleia de Deus Ministério Profético Kadosh;
- Assembleia de Deus Ministério Ganhando Almas;
- Igreja Assembleia de Deus Novas Alegrias;
- Associação de Agricultores e Moradores do Assentamento Periurbano Pe. Josimo.