Centro de Reabilitação do Amapá terá oficina ortopédica para produção de próteses e órteses, em Macapá

O Governo do Amapá avança em serviços de saúde com a construção da Oficina Ortopédica do Centro de Reabilitação do Amapá (Creap), em Macapá.

O espaço vai realizar a dispensação, confecção, adaptação e manutenção de órteses e próteses com menor custo material e operacional.

Em três meses, as obras do novo prédio avançaram em mais de 25% e geraram 35 empregos diretos nas áreas da infraestrutura e serviços.

Para garantir eficácia na recuperação e mobilidade de pacientes após lesões e fraturas, o ambiente será equipado com sessões de gesso, termomoldagem, montagem de próteses e órteses, e adaptação e manutenção de cadeira de rodas. O espaço também contará com conforto térmico, acústico, luminoso e ventilações naturais.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) é responsável pelo planejamento e execução das atividades no local. A entrega está prevista para o segundo semestre de 2024.

A oficina prestará apoio para estabelecimentos de saúde habilitados em reabilitação física e o acesso à população atendida pelo Creap, que além do Amapá, abrange regiões do Pará e na fronteira do Oiapoque e Cayenne, na Guiana Francesa.

O projeto segue o Manual de Ambiência dos Centros Especializados em Reabilitação (CER), fortalecendo o compromisso com os cuidados à saúde da pessoa com deficiência e promovendo um ambiente confortável e acolhedor.

Fotos: Jhon Martins
Por: Amelline de Queiroz – Colaboradores: Jhon Martins e Winicius Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × dois =