
Laranjal do Jari/AP, 30 de junho de 2025 – A Polícia Civil do Estado do Amapá, por meio da 1ª DPLJ de Laranjal do Jari, cumpriu mandado de prisão preventiva e busca e apreensão contra um homem suspeito de aplicar diversos golpes contra aposentados e pensionistas do INSS. Na ação, foram apreendidos documentos, dispositivos eletrônicos e o investigado foi preso.
Identificado pelas iniciais A.P.R.R., ele já soma 33 boletins de ocorrência e 15 inquéritos policiais, todos relacionados a crimes de estelionato. Apresentava-se como “facilitador” de benefícios antigos e utilizava promessas falsas de liberação de fundos de garantia, indenizações, valores esquecidos e créditos de empresas como CADAM e JARI. Com esse discurso, obtinha os dados pessoais das vítimas.

Em muitos casos, realizava um empréstimo com autorização do idoso, mas, com posse dos dados, contratava diversos outros empréstimos consignados sem consentimento. As vítimas só percebiam quando se deparavam com descontos elevados na aposentadoria, com a margem consignável totalmente comprometida.
O prejuízo causado pelas fraudes supera R$ 524 mil e atinge dezenas de vítimas entre 2019 e 2025. O investigado foi localizado e preso em sua residência na Rua Santarém, bairro Cajari, em Laranjal do Jari. Ele foi conduzido para a delegacia, onde passou pelos procedimentos legais, e será apresentado em audiência de custódia.
O delegado Romie Bradley reforça que a ação representa o compromisso da Polícia Civil em proteger os mais vulneráveis e responsabilizar aqueles que se aproveitam da confiança alheia para praticar fraudes patrimoniais.