
Na tarde de ontem (24), por volta das 17h30min, um condenado por estupro de vulnerável de 37 anos de idade foi preso na cidade de Joinville-SC, em uma operação conjunta entre a Delegacia de combate a estelionatos de Joinville-SC, o Núcleo de Capturas da Polícia Civil do Amapá, o Grupo de Capturas da Polícia Federal e a 8ª Delegacia de Polícia de Macapá.
A prisão é resultado da Operação Harpia, uma ação integrada com o objetivo de capturar condenados por crimes graves, incluindo homicídio, latrocínio, roubo e estupro de vulnerável, de foragidos da Justiça do Amapá que estejam no próprio Estado do Amapá, em outros Estados da Federação ou no exterior.
O esforço conjunto da Operação Harpia já prendeu mais de 250 condenados pela Justiça Amapaense e que estavam foragidos, garantindo que cumpram suas penas.
O homem preso na data de ontem foi condenado pela Justiça Amapaense por estuprar uma menina de 13 anos de idade em um motel no centro de Macapá em Fevereiro de 2018. Com o trânsito em julgado da ação, o condenado não compareceu para o cumprimento de pena e fugiu para o Estado de Santa Catarina.
O trabalho de investigação durou cerca de três meses e envolveu ferramentas de inteligência artificial e operações de campanas dos policias nos eventuais endereços do condenado.
Após a prisão em Joinville-SC, o condenado deverá ser recambiado ao Amapá, para o início de cumprimento de pena.