Entre os itens da unidade de saúde, estão antibióticos e analgésicos. Local de urgência e emergência funciona 24 horas por dia.
Durante as programações de fim de ano, o Hospital de Emergências Oswaldo Cruz (HE) será a unidade de retaguarda para eventuais transferências, e para garantir a resolutividade nos atendimentos, o Governo do Amapá reforçou o abastecimento de medicamentos e correlatos utilizados nos procedimentos de urgência e emergência da capital.
Entre os itens entregues para a unidade de saúde, estão antibióticos, analgésicos, anti-hipertensivos, diuréticos, vasodilatadores, anestésicos, soro fisiológico e glicosado e fios de cirurgia. No total, apenas no HE, há cerca de 180 itens de medicamentos e 204 itens correlatos.
A responsável técnica da farmácia, Daiana Dias, disse que o abastecimento é suficiente para atender a demanda que costuma aumentar nesse período.
“Estamos no período de fim de ano, e com isso, acontece o aumento da demanda nos atendimentos do HE. Para que cada paciente receba o protocolo farmacêutico adequado e possamos dar conta de atender essa demanda, nossa farmácia está preparada e abastecida com medicamentos e correlatos para a população. Ela funciona 24 horas para atender qualquer demanda de urgência emergência”, explicou Daiana.
O diretor do HE, Emanoel Martins, explica que durante todo o ano o hospital recebeu investimentos que melhoraram todos os níveis de assistência, inclusive a farmacêutica, o que garante agora o abastecimento para esse eventual aumento de demanda.
Diretor do HE, Emanoel MartinsFoto: Gabriel Maciel/Sesa“Nosso estado terá muitas programações para a população, teremos shows gratuitos promovidos tanto pelo Governo do Amapá como pelas gestões municipais, e para todos os casos estaremos aqui para prestar assistência médica, assim como já acontece durante todo o ano. Desejamos que todos aproveitem com segurança, responsabilidade e saúde, mas se houver necessidade, o HE estará realizando os atendimentos necessários 24 horas por dia”, garantiu Martins.
Todo o material é utilizado diariamente, conforme a necessidade dos pacientes e com as devidas orientações médicas. Entre os mais utilizados pela unidade de urgência e emergência, estão insumos e antibióticos.