Exames de raio-x e ultrassonografia foram os mais realizados. Procedimentos permitem avaliação interna de pacientes, melhorando o atendimento na unidade hospitalar.
O Hospital de Emergências (HE) de Macapá realizou 8.641 exames de imagens durante o mês de outubro. Do quantitativo, os mais realizados são os raio-x e as ultrassonografias. O exame de imagem permite que os profissionais avaliem o paciente internamente, sem a necessidade de cirurgias ou outros métodos invasivos.
O Centro de Apoio ao Diagnóstico da unidade hospitalar conta com exames de raio-x, ultrassom, ecocardiograma e tomografia, que abrangem todas as partes do corpo, agilizando e melhorando o tratamento ofertado pelos especialistas do hospital.
Os dados do setor de imaginologia apontam que ocorreram 4.740 exames de raio-x e 2.285 ultrassonografias durante o último mês. As tomografias somam 1.484 procedimentos realizados e o ecocardiograma, que avalia a saúde do coração, somam 132 exames.
“Desde 2023 a gestão tem realizado investimentos contínuos com novos equipamentos de imagem que modernizaram e ampliaram a nossa capacidade de atendimento”, pontua o diretor do HE, Emanoel Martins.
Saúde é prioridade
Garantindo o pleno funcionamento e modernização, o Hospital de Emergências de Macapá recebeu novos aparelhos de imagem, garantidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a exemplo de aparelho de raio-x, ultrassom, tomógrafoe arco cirúrgico.
Os equipamentos são decisivos para o tratamento de diversas patologias, sendo a partir dos exames que os especialistas observam as estruturas internas do corpo, como tecidos, órgãos e ossos. Com isso, é possível identificar doenças, fraturas, tumores e células, possibilitando um diagnóstico preciso.