Obra atende uma das principais reivindicações da localidade e beneficia produtores com mais mobilidade e segurança para escoamento rural.
O Governo do Amapá segue com obras estruturantes que garantem mais qualidade de vida e segurança na mobilidade da população que reside nas comunidades rurais e quilombolas do estado. As obras de pavimentação em bloquete do Quilombo do Rosa, na Zona Rural de Macapá, estão a todo vapor e já somam mais de 65% de conclusão.
Todos os serviços de terraplenagem e drenagem das vias foram executados pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrap). A instalação das peças de concreto pré-moldado é realizada em parceria com a Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A previsão é que os serviços sejam totalmente concluídos até o final deste ano.
A parte de Bloquete está sendo implementada pela Codevasf e possui aproximadamente 600 metros de extensão, que corresponde a 100% do quilombo. São parcerias como essas que fortalecem ainda mais as ações do Governo do Estado em prol da população”, explicou o secretário de Estado de Transportes, Marcos Jucá.
Os trabalhos integram um conjunto de medidas em benefício aos moradores da comunidade após a aprovação da pavimentação asfáltica do Ramal Farinha Seca, que interliga a Rodovia Estadual AP-070 com a Rodovia Federal BR-210.
Farinha Seca
A segunda etapa de interligação do Ramal Farinha Seca com as rodovias AP-070 e BR-210, já está com mais de 95% de conclusão. Nesta fase, os trabalhos estão concentrados no encaixe com a Rodovia Federal BR-210, onde está sendo construído uma rotatória, que recebe serviços pavimentação asfáltica.
A primeira etapa da interligação iniciou em julho com a pavimentação asfáltica da rotatória que faz encaixe com a Rodovia Estadual AP-070. Esse trecho está totalmente asfaltado e a equipe trabalha na fase de acabamentos, que consistem na construção de meio fio, paisagismo e sinalização.
A obra de pavimentação asfáltica oferece mais qualidade no escoamento agrícola e segurança na mobilidade das comunidades rurais, que atualmente ocorre por dentro da área quilombola do Curiaú, tornando o caminho mais longo. São 10 quilômetros de extensão já asfaltados em fase de acabamentos.
Com a obra concluída, esse tráfego será feito pelo ramal. Quando finalizada, a via irá facilitar o escoamento da produção de alimentos e de grãos para todo o estado, além de geração de emprego e renda para a população, trará mais segurança e qualidade na mobilidade e trafegabilidade de veículos. A obra é executada em emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre, contrapartida do Governo do Estado e convênio com o Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional.