Cumprindo promessa de campanha, o governador do Amapá, Clécio Luís, autorizou nesta quinta-feira, 10, a publicação do edital que prorroga por mais 2 anos as validades dos concursos públicos para a Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM).
“Conforme me comprometi, estou cumprindo e honrando mais esse compromisso de campanha. Essa prorrogação vai nos permitir continuar chamando quem já fez os concursos e está no cadastro reserva”, destacou o governador.
A iniciativa possibilita ao Estado o chamamento de mais aprovados para integrar as corporações e fortalecer a segurança pública. Ambos os concursos são de 2022 e tinham validade até sexta-feira, 11. Com o edital, os certames duram até outubro de 2026.
Os chamamentos da PM e do CBM feitos pelo governador Clécio Luís foram os maiores já realizados na história do Amapá. Foram 600 candidatos na primeira turma da PM, já formados, e mais 500 chamados na segunda turma. No Corpo de Bombeiros, foram 300 na primeira turma, cuja formatura ocorreu em julho, e mais 250 na segunda convocação.
Com a prorrogação, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) autorizou o avanço das fases do concurso da PM, com a publicação do resultado definitivo da TAF e a convocação dos aprovados para o Teste de Avaliação Psicológica. Com as chamadas realizadas em um ano e 9 meses de gestão, o Governo do Amapá já convocou 4,5 mil candidatos aprovados em concursos.