REABILITAÇÃO: GOVERNO DO AMAPÁ RECEBE DO TJAP EQUIPAMENTO PARA DESENVOLVER REABILITAÇÃO MOTORA E COGNITIVA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O projeto ‘Nirvana’ foca na implementação de uma sala de estimulação sensorial, utilizando tecnologia de projeção lúdica e interativa.

O Governo do Estado recebeu do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) na terça-feira, 8, um equipamento inovador destinado à reabilitação motora e cognitiva de crianças e adolescentes com deficiência física, auditiva e intelectual. O dispositivo ‘Nirvana’, importado da Itália, foi entregue no Centro de Reabilitação do Estado do Amapá (Creap), em Macapá, e faz parte de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre os poderes.

A ação visa fortalecer os serviços de reabilitação oferecidos pelo Creap, com o uso de tecnologia adaptada às necessidades dos pacientes. O dispositivo será utilizado em uma sala de estimulação sensorial, onde a tecnologia de projeção lúdica e interativa auxilia na recuperação dos pacientes. Esse ambiente inovador é projetado para promover a recuperação motora e cognitiva, oferecendo uma experiência terapêutica que contribui para a inclusão e o desenvolvimento das crianças e adolescentes atendidos.

“A chegada desse equipamento é um marco para o Creap, pois amplia as possibilidades de tratamento que oferecemos. Vamos conseguir trabalhar de maneira mais eficaz na reabilitação de nossas crianças e adolescentes, e estamos felizes em poder proporcionar um atendimento ainda mais qualificado e humanizado, que coloca as necessidades dos pacientes no centro do processo”, afirmou o diretor-presidente do Creap, Charles Rodrigues.

A fonoaudióloga do Creap, Aline Monte, destacou que além de otimizar os resultados dos tratamentos, o ‘Nirvana’ contribui para a aceleração do prognóstico e melhora significativamente a qualidade de vida dos pacientes, ao mesmo tempo que a integração sensorial e o desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas de forma interativa e divertida.

“O projeto vem para contribuir como recurso terapêutico em nosso planejamento. São jogos baseados em realidade virtual que auxiliarão no planejamento terapêutico de cada paciente, a depender da patologia, então, ele vai ser utilizado como recurso terapêutico para auxiliar no processo de desenvolvimento, alcançando um resultado mais efetivo e rápido”, explicou a profissional da saúde”, explicou a profissional da saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − três =