As obras permitirão que o ano letivo de 2025 comece com a rede de ensino revitalizada.
Para garantir conforto e qualidade de ensino, o Governo do Amapá está acelerando as obras de ampliação e reforma da Escola Estadual Prof.ª Raimunda Virgolino, localizada no bairro Pedrinhas, em Macapá. O objetivo é garantir uma estrutura moderna e digna para atender os alunos e os profissionais da educação, oferecendo um ambiente mais propício ao aprendizado.
Com previsão de entrega para dezembro, as obras permitirão que o ano letivo de 2025 comece com a rede de ensino revitalizada. A reforma abrange a requalificação de salas de aula, incluindo a reconstrução de paredes danificadas pelo tempo, a troca do piso e uma nova pintura. Além disso, a escola será equipada com uma cozinha industrial, oferecendo melhores condições para o preparo da merenda escolar, e terá os banheiros totalmente reestruturados.
“O Governo do Amapá está fazendo uma intervenção completa, desde a parte da cobertura, instalando telhas termoacústicas, passando pela parte elétrica, que é completamente nova, desde a rede de iluminação, tomadas, até a subestação. A ação faz parte de um grupo de mais de 30 escolas que estão passando por reforma neste momento”, reforçou o secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre.
Coordenada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinf), a obra vai ampliar a capacidade de atendimento e possibilitar um ambiente padronizado para dar mais segurança e conforto para a comunidade escolar. A servente da escola, Zuleika Campos, de 59 anos, trabalha desde a inauguração do local, e destaca que a reforma vai garantir mais dignidade no ensino dos jovens e no trabalho dos professores e funcionários do local.
“Essa reforma vai fazer muita diferença. Os jovens vão ter mais dignidade para estudar, com salas confortáveis, e nós, funcionários, também teremos melhores condições para trabalhar. Já era algo esperado há muito tempo e finalmente está acontecendo”, ressaltou Zuleika.
Aluna do primeiro ano do ensino médio, Elen Cristina, de 15 anos, mora no bairro Jardim Equatorial e compartilhou sua satisfação ao ver a reforma da Escola Raimunda Virgolino. Para ela, a melhoria não beneficia apenas sua própria jornada acadêmica, mas também é um reflexo da importância que a instituição tem para sua família ao longo dos anos.
“Grande parte da minha família já passou pela rede pública, e isso significa muito para nós. Ver a escola sendo reformada me dá esperança de que as novas gerações, como eu, terão mais oportunidades de estudar em um ambiente digno e bem cuidado. A educação sempre foi uma prioridade na minha casa, e esse investimento do Governo do Amapá vai ajudar muito no nosso futuro”, destacou Elen.