Denison Sena, de 35 anos, faz parte dos trabalhos requalificação e preservação de estruturas internas e externas da Casa Oficial do Governo do Amapá.
Com as obras do “Parque Residência” iniciadas na segunda-feira, 19, muitos empregos diretos e indiretos serão gerados para transformar antiga Casa Oficial do Governo do Amapá em um dos mais importantes pontos turísticos de Macapá. Entre os muitos operários envolvidos na requalificação do espaço, o Denison Sena, de 35 anos, é um dos pedreiros que participa das várias etapas iniciais da obra.
“Tenho a oportunidade de fazer parte da história do Amapá. É uma construção que foi o local de habitação de muitos governadores daqui e é muito bom saber que eu vou participar de um novo início, de algo que os cidadãos vão poder usufruir. Passava por aqui e nunca imaginei que um dia estaria trabalhando justamente nesse lugar”, relatou o trabalhador.
Considerada um símbolo da história amapaense, a casa localizada na área central da capital, será um espaço de visitações abertas ao público, com restaurante, resgate histórico e uma área para a recepção de autoridades em visitas oficiais ao estado. No novo ponto turístico também será exposta para visitação a aeronave Bandeirante, do Governo do Amapá, utilizada até 1994.
O Parque Residência irá não apenas preservar o patrimônio, mas também ser um novo marco turístico e cultural da capital. Os serviços serão realizados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) com preservação das estruturas externas e internas, assim como o paisagismo ao redor da residência, com previsão de conclusão para um ano.
Com 9 mil metros quadrados, o espaço contará com galeria de arte, restaurante, área para exposições e comercialização de produtos locais, playgrounds, parque infantil e anfiteatro, além de objetos históricos como, uma locomotiva da antiga mineradora Icomi e um avião modelo Bandeirante, do período em que o Amapá era Território Federal.
Desenvolvimento turístico
O Parque Residência irá modernizar o local que faz parte da história do Amapá e trazer oportunidades de empreendedorismo, geração de emprego e renda. A obra de reconstrução e requalificação da Residência Oficial do Governo do Amapá, que faz parte da orla do rio Amazonas, em Macapá, integra o planejamento de desenvolvimento turístico aliado ao empreendedorismo, iniciado pela gestão em 2023, com entregas como o novo Trapiche do Santa Inês e do Deck do Curiaú.