Binho bateu de frente com equipe da Companhia Especializada em Rádio Patrulhamento em Motos (CERPM) do 4º Batalhão da Polícia Militar, ele não resistiu aos ferimentos. O confronto aconteceu na madrugada desta sexta-feira 16 , na avenida Rio Amapá, na Área Portuária de Santana.
As forças de Segurança Pública do Estado estavam empenhados na ‘Operação Protetor’ em ação conjunta com o 4º Batalhão estavam a equipe de Força Tática, Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) estavam fazendo patrulhamento na região e receberam informações de que um indivíduo estava no local com arma de fogo além de estar comercializando substâncias entorpecentes, as equipes se deslocaram até o local para averiguar a denúncia, ao chegarem no local foram feitas várias abordagens no local , entre os indivíduos abordados estava o Binho.
A equipe na tentativa de fazer abordagem no indivíduo , foi quando Binho resistiu ao trabalho policial sacando uma arma efetuando disparos contra a equipe, no revide Binho foi atingido e não resistiu aos ferimentos vindo a óbito antes da chegada do socorro médico.
Ele foi identificado como Pablo Luide Santana Lopes, de 26 anos de idade, segundo informações do 4º BPM, o indivíduo já tinha passagem pela polícia por furto, estelionato, roubo qualificado e receptação, ele era conhecido da polícia por comercializar substâncias entorpecentes na área conhecida como Área da Berinjela, no centro comercial de Santana.
Com o criminoso além da arma utilizada no confronto, foram apreendidas porções de drogas.
O material apreendido foi apresentado no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) de Santana e a Polícia Científica do Amapá (PCA) fez a perícia e remoção do corpo.
Binho era conhecido da polícia e já havia trocado tiros com equipe policial em outras ocasiões.